Distanciamentos necessários à celebração da literatura eletrônica contemporânea: uma imersão na saga “After”, de Anna Todd

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2023.e93847

Palavras-chave:

Literatura eletrônica, Convergência midiática, Anna Todd, Wattpad

Resumo

O presente artigo em desenvolvimento traz à apreciação o recorte de uma tese de doutoramento já defendida na área de Letras, com enfoque nos Estudos Literários. Trata-se da exposição de alguns dos principais achados acerca da imersão na plataforma virtual de autopublicação literária Wattpad, uma comunidade que abarca trabalhos autorais de caráter essencialmente eletrônico. Para tanto, elegemos os feitos de Anna Todd, wattpader estadunidense responsável por assinar os livros que integram a saga After, sucesso no ciberespaço e para além dos limites virtuais, uma vez ter passado também a protagonizar as páginas dos livros impressos, as graphic novels e as telas do cinema. Partindo dessa premissa, objetivou-se elucidar o contexto de manufatura de suas obras, assim como as especificidades que demarcam o seu processo criativo de elaboração textual. Diante disso, alguns importantes aportes de natureza teórica foram selecionados a fim de trilharmos o caminho aqui pretendido, tal como é o caso de Franco Moretti, Anne Jamison e Henry Jenkins, dentre outros nomes que contribuem aos diálogos entre Literatura e Cultura Digital. Em linhas gerais, verificamos que o distanciamento em relação ao objeto de análise selecionado se faz por vezes necessário à aproximação de uma compreensão significativa a respeito das práticas literárias eletrônicas em tempos contemporâneos e digitais.

Biografia do Autor

Jennifer da Silva Gramiani Celeste, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui Doutorado em Letras: Estudos Literários (Área de Concentração: Teorias da Literatura e Representações Culturais) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2023), com pesquisa financiada por bolsa de estudos concedida pela CAPES; Mestrado em Letras (Área de Concentração: Literatura Brasileira) pelo UniAcademia (2018); Especializações em Alfabetização e Letramento: Diferentes Linguagens e Sua Aprendizagem (2020) e Psicopedagogia (Clínica e Institucional) (2017), ambas pela Faculdade Metodista Granbery; Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa) pela Universidade Metodista de São Paulo (2021); Bacharelado e Licenciatura em Psicologia pelo UniAcademia (2016), com registro devidamente regularizado junto ao Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-04/60467); e, por fim, Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2015). Está familiarizada com as seguintes temáticas: educação e novas tecnologias digitais; multiletramentos (letramentos digitais); interfaces dialógicas entre adolescência, internet e cultura de massa; humanidades digitais (análise e crítica literária); interfaces dialógicas entre literatura, internet e novas tecnologias digitais; literatura eletrônica; hipertexto; materialidades do texto literário; formação de leitores; mercado editorial; e tendências da literatura juvenil contemporânea. Atualmente, cursa Especialização em Mídias na Educação, ofertada através do Centro de Educação à Distância da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Rogério de Souza Sérgio Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Titular da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui Doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e Pesquisa Pós-Doutoral na Universidade da Califórnia, em Santa Barbara (2014). As áreas de atuação englobam Teoria Literária, Literaturas em Língua Inglesa, Digital Humanities (interpretação literária com auxílio da informática) e Literatura Comparada (Inglês/Português). Proferiu palestras sobre literatura brasileira nos séculos XIX e XX na Stephen F. Austin State University, no Texas, Estados Unidos, em 2017.

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Publicado

2023-08-22