A relação existente entre o processo da compreensão leitora e a robótica

Autores

  • Marcia Volani Cordova de Oliveira UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Luciane Baretta Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2023.e94845

Palavras-chave:

Compreensão Leitora, Robótica, Psicolinguística

Resumo

O processo cognitivo da leitura é altamente complexo e com a crescente expansão das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), demanda ainda novas habilidades do leitor, visto que um texto pode abranger um conjunto de signos de outras modalidades de linguagem, bem como hábitos de leitura ubíquos e menos lineares. Dentre essas novas possibilidades de leitura, trazemos para discussão, neste trabalho, a robótica educacional, analisando-a pelo viés da psicolinguística, com o objetivo de investigar a relação existente entre o processo de compreensão leitora e a robótica. Para tanto, foi realizado um levantamento de estudos conduzidos na última década (2012-2022). Os dados obtidos nessa busca foram investigados por meio de revisão sistemática da literatura, com o intuito de avaliar e sintetizar as principais contribuições. Como método de estudo foi utilizada a Análise de Conteúdos proposta por Bardin (2011). Foram encontrados apenas seis estudos na pesquisa, evidenciando que a literatura ainda é escassa em relação à apresentação de iniciativas que relacionem a robótica educacional ao processo de compreensão leitora. No entanto, os resultados obtidos indicaram que existem muitas habilidades que coexistem entre programação na robótica e habilidades de leitura, dentre as quais destacamos a melhora no processo de desenvolvimento nas áreas de alfabetização e ampliação de vocabulário acadêmico, bem como um avanço considerável nas funções executivas de flexibilidade cognitiva, controle inibitório e planejamento, constituindo-se um campo prolífico para novos estudos.

Biografia do Autor

Marcia Volani Cordova de Oliveira, UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste

Doutoranda e Mestra em Letras pelo programa de pós-graduação Interfaces entre Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO. Graduada em Línguas Portuguesa, Inglesa e Computação. Especialista em Educação Especial e Psicopedagogia. Atualmente é professora de Língua Inglesa, Programação e Robótica na rede estadual de ensino e Professora Formadora da SEED no Grupo de Estudos Formadores em Ação. Atuou como supervisora do Projeto PIBID/Letras-Inglês da UNICENTRO. Possui experiência na área de ensino e aprendizagem, tendo interesse em gêneros textuais, estratégias de leitura e produção de textos em língua materna e estrangeira, dificuldades de compreensão leitora, metodologias ativas, programação e tecnologia educacional.

Luciane Baretta, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Possui graduação em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), mestrado (1998) e doutorado (2008) em linguística aplicada, em Inglês e Literatura Correspondente, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Fez doutorado sanduíche no Center of Cognitive Neuroscience, na University of Auckland. Iniciou suas atividades como docente no curso superior em 1998, atuando, principalmente, no curso de Letras, com o ensino de língua inglesa. Foi coordenadora e supervisora de estágio em Língua Inglesa. Foi coordenadora do Curso de Metodologia do Ensino de Língua Inglesa. Atualmente, atua como professora adjunta do curso de Letras-Inglês na UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste, em Guarapuava, PR. Desde 2013, é professora do Programa de Pós-Graduação em Letras. De 2016 a 2018 foi coordenadora institucional do Inglês Sem Fronteiras e atualmente, é Coordenadora Pedagógica do Programa Paraná Fala Inglês, na Unicentro. Suas principais áreas de interesse são: ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira, habilidades de leitura em língua materna e estrangeira, estratégias de aprendizagem e processamento em leitura.

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Publicado

2023-08-22