A relação existente entre o processo da compreensão leitora e a robótica
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2023.e94845Palavras-chave:
Compreensão Leitora, Robótica, PsicolinguísticaResumo
O processo cognitivo da leitura é altamente complexo e com a crescente expansão das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), demanda ainda novas habilidades do leitor, visto que um texto pode abranger um conjunto de signos de outras modalidades de linguagem, bem como hábitos de leitura ubíquos e menos lineares. Dentre essas novas possibilidades de leitura, trazemos para discussão, neste trabalho, a robótica educacional, analisando-a pelo viés da psicolinguística, com o objetivo de investigar a relação existente entre o processo de compreensão leitora e a robótica. Para tanto, foi realizado um levantamento de estudos conduzidos na última década (2012-2022). Os dados obtidos nessa busca foram investigados por meio de revisão sistemática da literatura, com o intuito de avaliar e sintetizar as principais contribuições. Como método de estudo foi utilizada a Análise de Conteúdos proposta por Bardin (2011). Foram encontrados apenas seis estudos na pesquisa, evidenciando que a literatura ainda é escassa em relação à apresentação de iniciativas que relacionem a robótica educacional ao processo de compreensão leitora. No entanto, os resultados obtidos indicaram que existem muitas habilidades que coexistem entre programação na robótica e habilidades de leitura, dentre as quais destacamos a melhora no processo de desenvolvimento nas áreas de alfabetização e ampliação de vocabulário acadêmico, bem como um avanço considerável nas funções executivas de flexibilidade cognitiva, controle inibitório e planejamento, constituindo-se um campo prolífico para novos estudos.
Referências
BADDELEY, A., ANDERSON, M.C.; EYSENCK, M.W. Memória. Tradução de Cornélia Stolting. Porto Alegre: Artmed, 2011.
BARBOSA e SILVA, R. BLIKSTEIN, P. (org.) Robótica educacional: experiências inovadoras na educação brasileira. Porto Alegre: Penso, 2020.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARETTA, L. The Process of Inference Making in Reading Comprehension: An ERP Analysis. Tese (Doutorado em Letras Inglês). Universidade Federal de Santa Catarina, 2008.
BENDER, L. S. Desempenho de leitores iniciantes em língua inglesa: textos do gênero anúncio de utilidade pública - PSA. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual do Centro-Oeste. UNICENTRO. Guarapuava/PR, 2016
CAIN, K., OAKHILL, J. V., BARNES, M. A., & BRYANT, P. E. Comprehension Skill, Inference-Making Ability, and Their Relation to Knowledge. Memory & Cognition, 29, 850-859, 2001.
CAMPOS, F. R. Robótica Educacional no Brasil: Questões em Aberto, Desafios e Perspectivas Futuras. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v.12, n. 4, p. 2108-2121, 2017.
CARR, N. A geração superficial: o que a Internet está fazendo com nossos cérebros. Rio de Janeiro: Agir, 2011.
CASTILHO, M. I. Robótica na Educação: Com que objetivos? Monografia de Especialização em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002.
CÉSAR, D. R. Potencialidades e Limites da Robótica Pedagógica Livre no Processo de (Re)construção de Conceitos Científico-Tecnológicos a partir do Desenvolvimento de Artefatos Robóticos. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.
COIRO, J. & DOBLER, E. Exploring the online comprehension strategies used by sixth-grade skilled readers to search for and locate information on the Internet. Reading Research Quarterly, 42, 214-257, 2007.
COLOMER, T.; CAMPS, A. Ensinar a ler e ensinar a compreender. Tradução Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002.
CORSO, H. V.; CROMLEY, J. G.; SPERB, T. M.; SALLES, J. F. Modeling the relationship among reading comprehension, intelligence, socioeconomic status and neuropsychological functions-the mediating role of executive functions. Psychology & Neuroscience, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 32-45, 2016.
COSCARELLI, C. V. (org.). Tecnologias para aprender. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
DEHAENE, S. Os neurônios da leitura: como a ciência explica nossa capacidade de ler. Porto Alegre: Penso, 2012.
DELL‘ISOLA, R. L. P. Leitura: inferências e contexto sociocultural. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001.
EGUCHI, A. Robotics as a Learning Tool for Educational Transformation. 4th International Workshop Teaching Robotics, Teaching with Robotics & 5th International Conference Robotics in Education, Padova - Itália, 2014.
KATO, M. A. O aprendizado da leitura. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
KINTSCH, W. Comprehension: Paradigm for cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 1998
KINTSCH; RAWSON, K. A. Compreensão. In: SNOWLING, M. J.; HULME, C. (org.). A ciência da leitura. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 227-244.
KINTSCH, W.; VAN DIJK, T. A. Strategies of discourse comprehension. San Diego, California: Academic Press, 1983.
KLEIMAN, A. Texto e leitor: Aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 2016.
KOCH, I.G.V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
MALLOY-DINIZ, L. F., FUENTES, D., MATTOS, P., & ABREU. Avaliação Neuropsicológica. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Melo M.M.L. Robótica e Resolução de Problemas: uma experiência com o sistema Lego Mindstorms no 12o ano. Dissertação. Lisboa, Portugal: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009.
EFFA, V. J. Aspectos da Leitura: uma perspectiva psicolinguística. Ensaios no 7. Porto Alegre: Sagra - DC Luzzatto, 1996.
LEVY, S., & MIODUSER, D. Approaching complexity through planful play: Kindergarten children’s strategies in constructing an autonomous robot’s behavior. International Journal of Computers in Mathematical Learning, 2010.
LÓPEZ-BELMONTE, J.; SEGURA-ROBLES, A.; MORENO-GUERRERO, A.J.; PARRA-GONZÁLEZ, M.E.. Robotics in education: a scientific mapping of the literature in web of science. Electronics, v. 10, n. 3, p. 291, 2021.
MORAIS, J.; KOLINSKY, R. Psicolinguística e leitura. In: MAIA, Marcus (org.). Psicolinguística, psicolinguísticas: uma introdução. São Paulo: Contexto, 2015.
PORTAL de periódicos Capes. A criação do Portal de Periódicos. 2015. Disponível em: http://www.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pcontent&view=pcontent&alias=historico&Itemid=100. Acesso em: 15 jan. 2022.
RAMOS-VOSGERAU, D. S.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, PUC-PR, 2014.
ROJO, R; MOURA, Ed. (orgs.). Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola, 2019.
SANTOS, T. N.; POZZEBON, E.; FRIGO, L. B. A utilização de Robótica nas disciplinas da Educação Básica. Araranguá-SC: II Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense, SICT-Sul, 2013.
SCHINEMANN, J. Compreensão leitora e a geração de inferências em língua estrangeira: leitura no papel x leitura na tela digital. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO. Guarapuava, 2016.
SILVA, H. F. da; CARVALHO, A. B. G. P. de. A leitura do mundo através da tecnologia educacional: a adoção da Robótica Pedagógica nas práticas de democratização do conhecimento científico . Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 11, n. 3, p. 353–368, 2018.
SMALL, G. W. iBrain: surviving the technological alteration of the modern mind. New York: Harper, 2009.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SOUZA, A. C.; DAMINELLI, S. Ensinar a ler é preciso. Interfaces, Vol 11, no 4, 2020.
THIBAULT, S.; PY, R.; GERVASI, A. M.; SALEMME, R.; KOUN E.; LÖVDEN, M.; BOULENGER, V.; ROYAND, A. C.; BROZZOLI, C. Tool use and language share syntactic processes and neural patterns in the basal ganglia. Science, Vol. 374, No. 6569, 2021.
TORCATO, P. O Robô ajuda? Estudo do Impacto do uso de Robótica Educativa como Estratégia de Aprendizagem na disciplina de aplicações informáticas. Congresso Internacional de TIC e Educação. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2012.
VENTURA, D.F. Um retrato da área de neurociência e comportamento no Brasil. Psicologia: teoria e pesquisa, São Paulo, v.6, p.123-129, 2010.
WADE-STEIN, D.; KINTSCH, E. Summary street: interactive computer support for writing. Cognition and instruction, London, v. 22, n. 3, p. 333-362, 2004.
ZILLI, S. do R. A robótica educacional no ensino fundamental: perspectivas e práticas. Santa Catarina, 2004. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós‐Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marcia Volani Cordova de Oliveira, Luciane Baretta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.