O real-naturalismo na literatura pelo viés da Leitura Distante: um estudo do corpus OBras

Autores

  • Antonia Eduarda Trindade da Silva Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Emanoel Pires de Assis Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2023.e95297

Palavras-chave:

Leitura distante, Literatura brasileira., Real-naturalismo

Resumo

Este artigo apresenta uma metodologia com recursos computacionais para a investigação de textos literários. Somado a esse fator, analisamos aspectos da construção de sentido de palavras ditas sintomáticas, conforme pontua Domício Proença Filho (1995), em obras realistas e naturalistas da literatura brasileira. Tais produções literárias estão disponíveis no corpus OBras, que é composto por um vasto conjunto de narrativas em domínio público (LINGUATECA, 2008). Nesse sentido, observamos o que o crítico literário supracitado afirma ao analisar o romance O mulato, na  concepção do estudioso, os substantivos, os verbos e os adjetivos, nessa obra, são palavras sintomáticas, uma vez que criam, no leitor, uma ambiência sugestiva. Tal constatação serve para que o crítico faça um levantamento acerca do Real-Naturalismo brasileiro, em que, segundo ele, os autores transmitiam os aspectos negativos da sociedade em suas obras (PROENÇA FILHO, 1995). Para tanto, nesse estudo, buscou-se uma base teórica pautada nas Humanidades Digitais, com enfoque no que se tem chamado de Leitura distante (MORETTI, 2008). As Humanidades Digitais dizem respeito à transversalidade das áreas do conhecimento e das representações sociais comunitárias dentro do espaço eletrônico digital (PEREIRA, 2015) e a leitura distante diz respeito a um conceito que propõe a junção entre a computação e dados literários. Além da crítica de Moretti (2008), o nosso trabalho fundamenta-se nas acepções de Underwood (2017), Wolfreys (2009), Bastos (2019), Almeida (2019), Alves (2019), Rocha (2019), Ogiboski (2012), Higuchi (2021), Silva (2021), Santos (2019) e Hockey (2018).

Biografia do Autor

Antonia Eduarda Trindade da Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Piauí (UFPI). Possui graduação em Letras-Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI)-Campus Ministro Petrônio Portela, Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) e Especialização em Literatura, estudos culturais e outras linguagens pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI)- Campus Pirajá. Foi representante discente das bolsas no Colegiado de Letras do Programa de Pós-graduação em Letras- PPGEL(UFPI). Interessa-se pelos temas relacionados à literatura de Língua Portuguesa, teoria, história e crítica literária, relações entre as acepções teóricas literárias e a tecnologia, as Humanidades Digitais e a literatura fantástica. Atualmente, é membro dos grupos de pesquisa NUPLID e LAMID e coordena o grupo de discussão em Leitura Distante. Tem experiência na área de Letras e Literatura Fantástica, com ênfase em Literatura Tecnológica e Digitalizada, construção de simulacro digital de leitura de obras literárias brasileiras, bem como, pesquisas e monitorias em educação e também apresenta uma dinâmica de trabalho voltada para a escola, a didática e a cidadania.

Emanoel Pires de Assis, Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em Letras Licenciatura em Português/ Inglês e respectivas literaturas, pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA Campus Caxias (2008). Mestre em Letras - Estudos Literários - pela Universidade Federal do Piauí- UFPI. Doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária e Literatura em Meio Digital. Atualmente, interessa-se pelo estudo de narrativas digitais, literatura brasileira contemporânea, ferramentas digitais para o ensino/aprendizagem de literatura e Teoria Literária. Líder do grupo de pesquisa CNPq: Literatura, Arte e Mídias - LAMID. Editor Gerente da Revista de Letras Juçara- UEMA. Bolsista de produtividade em pesquisa - UEMA 2018-2019 e 2021-2022. Professor Adjunto II na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, está como vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras da UEMA e atua também como professor permanente no programa de pós-graduação em Letras da UFPI.

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Publicado

2023-08-22