Literatura eletrônica Pop: o “visual novel” na terceira geração de “e-lit”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2023.e96972

Palavras-chave:

Cultura pop japonesa, Game studies, Jogos digitais, Literatura eletrônica, Visual novel

Resumo

O presente trabalho expõe recortes de uma dissertação já defendida e publicada em repositório acadêmico na área de Letras, com concentração no campo dos Estudos Literários. Por meio dele, associamos o formato de jogo digital visual novel, ou romance visual, à literatura eletrônica como um notável integrante da terceira geração dessa categoria literária. Para isso, primeiramente traçamos uma perspectiva panorâmica do próprio conceito de literatura eletrônica e suas principais organizações cronológicas com base nos estudos de N. Katherine Hayles (2009), culminando na proposição de uma terceira geração, mais afastada dos experimentalismos das gerações anteriores e próxima dos hábitos comunicacionais e expressivos do século XXI, por Leonardo Flores (2021). Em seguida, caracterizamos o visual novel a partir de contribuições de Ana Matilde Sousa (2014) e Jérémie Pelletier-Gagnon e Martin Picard (2015), além de entrevistas com autores célebres realizadas por Patrick W. Galbraith (2014) e John Szczepaniak (2014), evidenciando suas relações com seu contexto de desenvolvimento e diálogos com práticas da literatura digital. Originado no Japão, na década de 1990, o visual novel tem proporcionado experiências de leituras narrativas em dispositivos digitais como videogames e computadores, muitas vezes em profundo entrelaçamento com a cultura pop japonesa. Concluímos, desse modo, que apesar do romance visual não ter as ambições experimentais do cânone da e-lit, ele possui particularidades que fazem dele uma forma acessível de leitura e escrita em meios digitais, além de uma crescente popularidade e potencial para a criação de obras que vão além do entretenimento.

Biografia do Autor

Pedro de Souza Melo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2021). Graduado em Comunicação Social, com habilitação para Jornalismo (UFPE, 2016). Experiência em assessoria de imprensa, comunicação interna, redação, diagramação e formação continuada. Tem interesse em pesquisas na área de Literatura e tecnologia, atuando com ênfase nos seguintes temas: adaptação, cibercultura, estudos comparativos, intermidialidade, jogos digitais e literatura eletrônica.

Referências

AARSETH, Espen J. Cybertext: Perspectives on Ergodic Literature. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1997.

AZUMA, Hiroki. Otaku: Japan's database animals. Tradução de Jonathan E. Abel e Shion Kono. Minneapolis: University Of Minnesota Press, 2009.

BRUNO, Luca Paolo. Interpreting/subverting the database: character-conveyed narrative in Japanese visual novel PC games. Mutual Images Journal, [s.l.], n. 3, p. 92-122, dez. 2017. Disponível em: https://www.mutualimages-journal.org/index.php/mi/article/view/Vol3-6. Acesso em: 24 out. 2023.

CHUNSOFT. Otogirisou. Tóquio: Chunsoft, 1992.

CIESLA, Robert. Game Development with Ren’Py: introduction to visual novel games using Ren’Py, TyranoBuilder, and Twine. New York: Apress, 2019.

CROWTHER, William; WOODS, Don. Colossal Cave Adventure. [s.l.]: William Crowther e Don Woods, 1977.

EGENFELDT-NIELSEN, Simon; SMITH, Jonas Heide; TOSCA, Susana Pajares. Understanding Video Games: the essential introduction. 3. ed. New York: Routledge, 2016.

FERNÁNDEZ-VARA, Clara. Adventure. In: WOLF, Mark J. P.; PERRON, Bernard (Ed.). The Routledge Companion to Video Game Studies. New York: Routledge, 2014.

FIADOTAU, Mikhail. Indie and Do?jin Games: A Multilayered Cross-Cultural Comparison. Gamevironments, Bremen, v. 10, n. 1, p.39-84, jan. 2019. Disponível em: https://journals.suub.uni-bremen.de/index.php/gamevironments/article/view/95. Acesso em: 20 out. 2023.

FLORES, L. Literatura Eletrônica de Terceira Geração. DAT Journal, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 355–371, 2021. DOI: 10.29147/dat.v6i1.346. Disponível em: https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/346. Acesso em: 20 out. 2023.

GALBRAITH, Patrick W. '"Otaku" Research' and Anxiety About Failed Men. In: GALBRAITH, Patrick W.; KAM, Thiam Huat; KAMM, Björn-Ole (Ed.). Debating Otaku in Contemporary Japan: historical perspectives and new horizons. Londres: Bloomsbury, 2015.

GALBRAITH, Patrick W. The Moé Manifesto: an insider's look at the worlds of manga, anime, and gaming. Singapura: Turtle Publishing, 2014.

GEEST, Dennis van Der. The role of Visual Novels as a Narrative Medium. 2015. 29f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Comunicação) - Curso de Language And Communication, Linguistics, Universiteit Leiden, Leiden, 2015. Disponível em: https://studenttheses.universiteitleiden.nl/handle/1887/31703. Acesso em: 24 out. 2023.

GREENWOOD, Forrest. The Girl at the End of Time: temporality, (p)remediation, and narrative freedom in Puella Magi Madoka Magica. Mechademia: Second Arc, [s.l.], v. 10, p. 195-207, 2015. University of Minnesota Press. Disponível em: https://muse.jhu.edu/article/557294/pdf. Acesso em: 24 out. 2023.

HAYLES, N. Katherine. Literatura Eletrônica: novos horizontes para o literário. Tradução de Luciana Lhullier e Ricardo M. Buchweitz. São Paulo: Global Editora, 2009.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. Tradução de João Paulo Monteiro. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.

JACKSON, Shelley. Patchwork Girl. Watertown: Eastgate Systems, 1995.

JOYCE, Michael. afternoon, a story. Watertown: Eastgate Systems, 1990.

KRJUKOV, Nikita. Milk inside a bag of milk inside a bag of milk. [s.l.] Missing Calm, 2020. Disponível em: https://store.steampowered.com/app/1392820/Milk_inside_a_bag_of_milk_inside_a_bag_of_milk/. Acesso em: 25 out. 2023.

LEBOWITZ, Josiah; KLUG, Chris. Interactive Storytelling for Video Games: a player-centered approach to creating memorable characters and stories. Burlington: Focal Press, 2011.

LOVE, Christine. Analogue: a hate story. Toronto: Love Conquers All Games, 2012. Disponível em: http://ahatestory.com/. Acesso em: 25 out. 2023.

LOVE, Christine. Digital: a love story. Toronto: Love Conquers All Games, 2010. Disponível em: https://scoutshonour.com/digital/. Acesso em: 25 out. 2023.

LUCASFILM GAMES. Maniac Mansion. San Francisco: Lucasfilm; Disney, 1987. Disponível em: https://store.steampowered.com/app/529890/Maniac_Mansion/. Acesso em: 23 out. 2023.

MAEDA, Jun. The Crying Game: moving players to tears. [Entrevista concedida a] Patrick W. Galbraith. The Moé Manifesto: an insider’s look at the worlds of manga, anime, and gaming. Singapura: Turtle Publishing, 2014.

MANOVICH, Lev. The Language of New Media. Cambridge: The MIT Press, 2001.

MOULTHROP, Stuart. Victory Garden. Watertown: Eastgate Systems, 1992.

MURRAY, Janet H. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. Tradução de Elissa Khoury Daher, Marcelo Fernandez Cuzziol. São Paulo: Unesp, 2003.

OWADA, Shigeru; TOKUHISA, Fumiaki. Kadecot: HTML5-based Visual Novels Development System for Smart Homes. In: IEEE GLOBAL CONFERENCE ON CONSUMER ELECTRONICS, 1., 2012, Tokyo. Proceedings... Tokyo: IEEE, 2012. p. 17 - 19. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/6379572. Acesso em: 20 out. 2023.

PELLETIER-GAGNON, Jérémie; PICARD, Martin. Beyond Rapelay: self-regulation in the Japanese erotic video game industry. In: WYSOCKI, Matthew; LAUTERIA, Evan W. (Ed.). Rated M for Mature: sex and sexuality in video games. New York: Bloomsbury Academic, 2015.

RECH, Tiago; TIME GALLEON. I Did Not Buy This Ticket. [s.l.]: Time Galleon, 2023. Disponível em: https://www.timegalleon.com/home. Acesso em: 25 out. 2023.

RETTBERG, Scott. Electronic Literature. Cambridge: Polity Press, 2019.

ROSARIO, Giovanna di; GRIMALDI, Kerri; MEZA, Nohelia. Literatura eletrônica e suas origens. Um panorama. Texto Digital, [s.l.], v. 15, n. 1, p.4-27, 21 ago. 2019. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2019v15n1p4. Acesso em: 20 out. 2023.

SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.

SZCZEPANIAK, John. The Untold History of Japanese Game Developers: volume 1. [S.L.]: SMG Szczepaniak, 2014.

SOUSA, Ana Matilde. The Screen Turns You On: lust for hyperflatness in Japanese 'girl games'. In: VICENTE, Ana; FERREIRA, Helena (org.). Post-Screen: device, medium and concept. Lisboa: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2014.

TAYLOR, Emily. Dating-Simulation Games: leisure and gaming of Japanese youth culture. Southeast Review of Asian Studies, [s.l.], v. 29, p. 192-208. 2007. Disponível em: http://www.asia-studies.com/2seras07.html. Acesso em: 24 out. 2023.

TEAM SALVATO. Doki Doki Literature Club!. [s.l]: Team Salvato, 2017. Disponível em: https://ddlc.moe/. Acesso em: 25 out. 2023.

THE REN’PY VISUAL NOVEL ENGINE. Renpy. 2020. Disponível em: https://www.renpy.org/. Acesso em: 20 out. 2023.

TYPE-MOON. Fate/Stay Night. Tóquio: Type-Moon, 2004.

UCHIKOSHI, Kotaro. Kotaro Uchikoshi. [Entrevista concedida a] John Szczepaniak. The Untold History of Japanese Game Developers: volume 1. [s.l.]: SMG Szczepaniak, 2014.

Downloads

Publicado

2023-12-20

Edição

Seção

Artigos