O ChatGPT sonha com ovelhas elétricas? Uma análise bakhtiniana da IA a partir de perguntas sobre educação e tendências pedagógicas

Autores

  • Emerson Campos Gonçalves Faculdade Estadual de Música do Espírito Santo
  • Juliana Barbosa Coitinho Universidade Federal do Espírito Santo image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2023.e96973

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, ChatGPT, Bakhtin, Educação

Resumo

O ChatGPT é um modelo de Inteligência Artificial (IA) desenvolvido pela OpenAI para responder perguntas e realizar tarefas diversas utilizando linguagem natural. No entanto, esta recente ferramenta tem gerado debates em diversos campos do conhecimento, incluindo a Educação. Este trabalho teve como objetivo analisar, à luz da teoria bakhtiniana, um enunciado sobre educação criado a partir do diálogo/interação com o ChatGPT. Para isso, tomou-se como princípio ontológico a reflexão proposta pelo escritor estadunidense Philip K. Dick que, em sua obra ficcional, coloca o “sonhar” como um limite que marcaria o rompimento da fronteira entre homem e máquina. A partir de uma revisão da literatura produzida sobre a IA, foram realizadas sete perguntas ao ChatGPT que relacionavam a categoria de sonho com diferentes perspectivas de educação e tendências pedagógicas. A experiência mostrou problemas de coerência entre as vozes visitadas e os temas destacados no texto produzido pela IA, uma vez que foi possível identificar uma predileção por tendências liberais e neoliberais de educação. Infere-se que a explicação para as imprecisões e para o viés apresentado reside na omissão das vozes dos criadores da ferramenta no jogo polifônico.

Biografia do Autor

Emerson Campos Gonçalves, Faculdade Estadual de Música do Espírito Santo

Professor titular de Linguística da Faculdade Estadual de Música do Espírito Santo (Fames). Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e mestrado em Estudos de Linguagens pelo Cefet-MG. É bacharel em Comunicação Social/Jornalismo (PUC Minas) e licenciado em Letras/Português pelo Ifes/UAB.

Juliana Barbosa Coitinho, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Departamento de Ciências Fisiológicas do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica (PPGBiq/Ufes). Possui doutorado e mestrado em Bioquímica pela UFMG. É bacharel em Bioquímica pela UFV e licenciada em Ciências Biológicas pelo Ifes/UAB.

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Publicado

2023-12-20

Edição

Seção

Artigos