O ChatGPT sonha com ovelhas elétricas? Uma análise bakhtiniana da IA a partir de perguntas sobre educação e tendências pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2023.e96973Palavras-chave:
Inteligência Artificial, ChatGPT, Bakhtin, EducaçãoResumo
O ChatGPT é um modelo de Inteligência Artificial (IA) desenvolvido pela OpenAI para responder perguntas e realizar tarefas diversas utilizando linguagem natural. No entanto, esta recente ferramenta tem gerado debates em diversos campos do conhecimento, incluindo a Educação. Este trabalho teve como objetivo analisar, à luz da teoria bakhtiniana, um enunciado sobre educação criado a partir do diálogo/interação com o ChatGPT. Para isso, tomou-se como princípio ontológico a reflexão proposta pelo escritor estadunidense Philip K. Dick que, em sua obra ficcional, coloca o “sonhar” como um limite que marcaria o rompimento da fronteira entre homem e máquina. A partir de uma revisão da literatura produzida sobre a IA, foram realizadas sete perguntas ao ChatGPT que relacionavam a categoria de sonho com diferentes perspectivas de educação e tendências pedagógicas. A experiência mostrou problemas de coerência entre as vozes visitadas e os temas destacados no texto produzido pela IA, uma vez que foi possível identificar uma predileção por tendências liberais e neoliberais de educação. Infere-se que a explicação para as imprecisões e para o viés apresentado reside na omissão das vozes dos criadores da ferramenta no jogo polifônico.
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