O ChatGPT sonha com ovelhas elétricas? Uma análise bakhtiniana da IA a partir de perguntas sobre educação e tendências pedagógicas
DOI :
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2023.e96973Mots-clés :
EducaçãoRésumé
O ChatGPT é um modelo de Inteligência Artificial (IA) desenvolvido pela OpenAI para responder perguntas e realizar tarefas diversas utilizando linguagem natural. No entanto, esta recente ferramenta tem gerado debates em diversos campos do conhecimento, incluindo a Educação. Este trabalho teve como objetivo analisar, à luz da teoria bakhtiniana, um enunciado sobre educação criado a partir do diálogo/interação com o ChatGPT. Para isso, tomou-se como princípio ontológico a reflexão proposta pelo escritor estadunidense Philip K. Dick que, em sua obra ficcional, coloca o “sonhar” como um limite que marcaria o rompimento da fronteira entre homem e máquina. A partir de uma revisão da literatura produzida sobre a IA, foram realizadas sete perguntas ao ChatGPT que relacionavam a categoria de sonho com diferentes perspectivas de educação e tendências pedagógicas. A experiência mostrou problemas de coerência entre as vozes visitadas e os temas destacados no texto produzido pela IA, uma vez que foi possível identificar uma predileção por tendências liberais e neoliberais de educação. Infere-se que a explicação para as imprecisões e para o viés apresentado reside na omissão das vozes dos criadores da ferramenta no jogo polifônico.
Références
BAIDOO-ANU, David; ANSAH, Leticia Owusu. Education in the era of generative Artificial Intelligence (AI): understanding the potential benefits of ChatGPT in promoting teaching and learning. Journal of AI, vol. 7, p. 52-62, 2023. https://dergipark.org.tr/en/pub/jai/issue/77844/1337500
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4ª ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, Mikhail / VOLÓSHINOV, Valentim. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 11ª ed. Trad. Michel Lahud; Yara Vieira. São Paulo: Hucitec, 2004.
BRAIT, Beth; et al.. Responsabilidade ética na ciência, na arte e na vida. Bakhtiniana, Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 2-8, 2023. https://dx.doi.org/10.1590/2176-4573p61712
BROWN, Tom B.; et al.. Language models are few-shot learners. In: Proceedings of the 34th International Conference on Neural Information Processing Systems, p. 1877-1901, dez. de 2020. https://dl.acm.org/doi/10.5555/3495724.3495883
DENG, Jianyang; LIN, Yijia. The benefits and challenges of ChatGPT: an overview. Frontiers in Computing and Intelligent Systems, v. 2, n. 2, p. 81-83, 2022. https://doi.org/10.54097/fcis.v2i2.4465
DICK, Philip. K. Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas? São Paulo: Aleph, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 69ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
GARDNER, Howard. A nova ciência da mente: uma história da revolução cognitiva. São Paulo: Edusp, 1995.
GRASSINI, Simone. Shaping the future of Education: exploring the potential and consequences of AI and ChatGPT in educational settings. Education Sciences, v. 13, 2023. https://doi.org/10.3390/educsci13070692
KWAN LO, Chung. What is the impact of ChatGPT on Education? A rapid review of the Literature. Edu. Sciences, v. 13, 2023.https://doi.org/10.3390/educsci13040410
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortês, 1994
LIRA, Rodrigo Pessoa Cavalcanti; et al.. Challenges and advantages of being a scientific journal editor in the era of ChatGPT. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, v. 86, n. 3, mai.-jun. de 2023. https://doi.org/10.5935/0004-2749.2023-1003
OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky. Aprendizado e Desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993.
NATURE. Tools such as ChatGPT threaten transparent science; here are our ground rules for their use. Nature, v. 613, jan. de 2023. https://doi.org/10.1038/d41586-023-00191-1
THORP, Holden. ChatGPT is fun, but not an author. Science, v, 379, p. 313, 2023. https://doi.org/10.1126/science.adg7879
TURING, Allan. Computing machinery and intelligence. Mind, v. LIX, p. 433-460, out. de 1950. https://doi.org/10.1093/mind/LIX.236.433
TUSTUMI, Francisco; ANDREOLLO, Nelson Adami; AGUILAR-NASCIMENTO, José Eduardo. Future of the language models in healthcare: the role of ChatGPT. ABCD, Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva, v. 36, 2023. https://doi.org/10.1590/0102-672020230002e1727
YOSHINARI JÚNIOR, Gerson Hiroshi; VITORINO, Luciano Magalhães. How may ChatGPT impact medical teaching? Revista da Associação Médica Brasileira, São Paulo, v. 69, n.4, 2023. https://doi.org/10.1590/1806-9282.20230282
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Emerson Campos Gonçalves, Juliana Barbosa Coitinho 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Les auteurs publiant dans Texto digital donnent leur accord aux dispositions suivantes :
1. Ils conservent les droits d'auteur pour les publications ultérieures, tout en accordant à Texto digital les droits pour la première publication selon les termes de la Licence Creative Commons - Attribution 4.0 international.
2. La Licence Creative Commons - Attribution 4.0 international permet de copier et de redistribuer le matériel sur tout support ou format, ainsi que faire des adaptations, pour toute finalité.
3. Il est autorisé aux auteurs d’assumer d’autres engagements visant à la distribution de la version du document publié par Texto digital dans d’autres plate-formes, tels un répositoire institutionnel ou même un livre collectif, pourvu qu’on y fasse informer explicitement les références de la publication originale dans notre revue.