Potencialidades didático-pedagógicas do webdocumentário em contextos educacionais: uma revisão bibliográfica sistemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2024.e98869Palavras-chave:
Webdocumentário, Gênero digital emergente, Educação, Revisão bibliográfica sistemáticaResumo
O webdocumentário, enquanto gênero digital emergente, mescla recursos semióticos, tais como visuais e sonoros, além de elementos interativos, integrando características narrativas e jornalísticas dos documentários cinematográficos e televisivos tradicionais com as estratégias características da comunicação por internet, gerando produtos audiovisuais inovadores, tanto do ponto de vista estético quanto informacional. Cada vez mais populares, os webdocumentários também começam a ganhar espaço no contexto educacional, seja por seu potencial inovador para a apresentação de conteúdos mais dinâmicos e interativos, seja por sua capacidade de envolver aprendizes em experiências mais significativas de aprendizagem, tanto pela produção quanto pelo compartilhamento e consumo produzidos pelos próprios aprendizes. Motivados por essas possibilidades, este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sistemática que buscou no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, trabalhos defendidos entre os anos de 2012 e 2023, e que apontam para os potenciais oferecidos pelo uso de webdocumentários para o campo educacional. Como critério de seleção dos textos, foram utilizadas como palavras-chave: “webdocumentário”, “documentário interativo”, “webdoc”, “documentário multimídia”, “documentário transmídia”, inseridas no mecanismo de busca do portal da CAPES. Ao todo, foram analisadas 9 dissertações/teses, utilizando-se os princípios metodológicos da Análise de Conteúdo Categorial (Sampaio; Lycarião, 2021). Os resultados sugerem que o webdocumentário, no contexto escolar, é um “gênero denúncia”, com temas que geralmente abordam os problemas sociais que afligem as comunidades escolares, gerando maior interesse nos aprendizes e servindo como meio para envolvê-los com práticas educomunicativas mais situadas e críticas.
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