Potencialidades didático-pedagógicas do webdocumentário em contextos educacionais: uma revisão bibliográfica sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2024.e98869

Palavras-chave:

Webdocumentário, Gênero digital emergente, Educação, Revisão bibliográfica sistemática

Resumo

O webdocumentário, enquanto gênero digital emergente, mescla recursos semióticos, tais como visuais e sonoros, além de elementos interativos, integrando características narrativas e jornalísticas dos documentários cinematográficos e televisivos tradicionais com as estratégias características da comunicação por internet, gerando produtos audiovisuais inovadores, tanto do ponto de vista estético quanto informacional. Cada vez mais populares, os webdocumentários também começam a ganhar espaço no contexto educacional, seja por seu potencial inovador para a apresentação de conteúdos mais dinâmicos e interativos, seja por sua capacidade de envolver aprendizes em experiências mais significativas de aprendizagem, tanto pela produção quanto pelo compartilhamento e consumo produzidos pelos próprios aprendizes. Motivados por essas possibilidades, este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sistemática que buscou no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, trabalhos defendidos entre os anos de 2012 e 2023, e que apontam para os potenciais oferecidos pelo uso de webdocumentários para o campo educacional. Como critério de seleção dos textos, foram utilizadas como palavras-chave: “webdocumentário”, “documentário interativo”, “webdoc”, “documentário multimídia”, “documentário transmídia”, inseridas no mecanismo de busca do portal da CAPES. Ao todo, foram analisadas 9 dissertações/teses, utilizando-se os princípios metodológicos da Análise de Conteúdo Categorial (Sampaio; Lycarião, 2021). Os resultados sugerem que o webdocumentário, no contexto escolar, é um “gênero denúncia”, com temas que geralmente abordam os problemas sociais que afligem as comunidades escolares, gerando maior interesse nos aprendizes e servindo como meio para envolvê-los com práticas educomunicativas mais situadas e críticas.

Biografia do Autor

Francisco Wellington Borges Gomes, UFPI/UESPI

Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Associado da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a atuando nos cursos de Licenciatura em Letras. Professor do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Graduado em Letras (UESPI) e em Pedagogia (Uninter). Atualmente, interessa-se pelos seguintes temas: Aprendizagem e Ensino de Línguas Estrangeiras, Tradução Audiovisual, Legendagem, Inserção Tecnológica e Ensino de Línguas, Semiótica, Multimodalidade e Texto Visual.

Francisco Renato Lima, UNICAMP

Doutorando em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Letras - Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especializações diversas, envolvendo, de modo interdisciplinar, as áreas de Educação, Cognição, Linguística, Linguagens, Saúde, Tecnologias, Docência, Currículo e Ensino. Licenciado em Pedagogia (UNIFSA) e em Letras - Português/Inglês (IESM). Professor Auxiliar Nível - I (UFPI), lotado no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE).

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Publicado

2024-12-17