A poesia visual do perfil @claricefreire e(m) perspectiva dialógica: uma análise da construção composicional
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2024.e99631Palavras-chave:
Dialogismo, Gêneros discursivos, Redes Sociais Digitais, Poesia visualResumo
Nas redes sociais digitais, é possível constatar a existência de gêneros discursivos nativos do ciberespaço e gêneros que, tradicionalmente, sempre foram veiculados em suportes impressos e que passaram a ser publicados nos meios virtuais. Exemplo disso é a poesia visual da escritora pernambucana Clarice Freire, no perfil no Instagram @claricefreire, que articula elementos imagéticos e escritos para a produção de sentidos. Diante desse cenário, há a necessidade de aprofundamento dos estudos que envolvem as práticas discursivas que ocorrem nos meios digitais e que utilizam de múltiplas semioses em suas composições. Nesse sentido, este artigo, que constitui um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, tem como objetivo analisar, na perspectiva dialógica da linguagem, o uso de elementos físicos do cotidiano na construção composicional dos poemas visuais da escritora Clarice Freire no Instagram. A fundamentação teórica deste trabalho se alicerça na concepção dialógica de linguagem e de gêneros discursivos de Bakhtin (1926, 2011, [1979] 2016). A metodologia adotada foi a qualitativa do tipo estudo de caso. Foram selecionados três poemas visuais da autora, que apresentam uma estrutura composicional comum, caracterizada pelo uso de palavras escritas associadas a pétalas de girassol. A análise visou à abordagem da multimodalidade do texto, bem como do dialogismo, inerente às redes sociais digitais. Concluiu-se que os poemas visuais selecionados apresentam uma construção composicional comum que é essencialmente multissemiótica e dialógica, na medida em que se utiliza do potencial interativo das redes sociais digitais, para a produção de sentidos.
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. 1ª ed. São Paulo: Editora 34, [1979] 2016.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 6ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
BEZERRA, Benedito Gomes. Gêneros no contexto brasileiro: questões (meta)teóricas e conceituais. 1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
BRAIT, Beth. Olhar e ver: verbo-visualidade em perspectiva dialógica. Bakhtiniana, São Paulo, 8 (2): 43-66, Jul./Dez. 2013.
DENCKER, Klaus Peter. Da poesia concreta à poesia visual: um olhar para o futuro dos meios eletrônicos. In: VIEIRA, André Soares; DINIZ, Thais Flores Nogueira (Org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. v. 2. Belo Horizonte: Rona Editora: FALE/UFMG, 2012.p. 131-153.
DIONISIO, Angela Paiva. Gêneros Textuais e Multimodalidade. In. . In.: KARWOSKI, Acir Mário et al. Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p. 137-152.
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. 1ª ed. São Paulo: Parábola, 2020.
FERNANDES, Caroline Bertini. A poesia visual de Clarice Freire e o leitor no Instagram: Estudo de caso sobre a intermidialidade da poesia publicada na internet. 2019. 160 f. Mestrado (Estudo de Linguagens) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, 2019.
FREIRE, Clarice de Souza. O fenômeno da reelaboração da poesia visual contemporânea brasileira: entre as redes sociais e os livros. 2021. 119 f Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. Mestrado em Ciências da Linguagem, 2021.
FREIRE, Clarice de Souza. Pó de Lua. 1ª ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.
FREIRE, Clarice de Souza. Pó de Lua nas noites em claro. 1ª ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016.
FREIRE, Clarice de Souza. Claricefreire.instagram. Disponível em: https://www.instagram.com/claricefreire/. Acesso em: 12 de abril de 2024.
GREGOL, Fernando Arthur. A dimensão social e a dimensão verbo-visual do gênero “post em rede social”: linguagem multissemiótica e dialogismo. 2020. 202 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
MACHADO, Irene. Gêneros Discursivos. In. BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5ª ed. 7ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2021, p. 151-166.
MARCUSCHI, L. A. A questão do suporte dos gêneros textuais. DLCV, João Pessoa, PB, v. 1, n. 1, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/7434. Acesso em: 12 de abril de 2024.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Manual de Pesquisa em Estudos Linguísticos. 1ª ed. São Paulo: Parábola, 2019.
PINTO, Maria do Sameiro Oliveira. A literatura contemporânea no Instagram: a escrita feminina na instapoesia de Rupi Kaur. Dissertação (Mestrado em Tradução e Comunicação Multilingue). Universidade do Minho. Braga, Portugal. 2022.
RODRIGUES, Rosângela Hammes. A constituição e o funcionamento do gênero jornalístico artigo: cronotopo e dialogismo. 2001, 374 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Programa de estudos pós-graduados em Linguística Aplicada e estudos da linguagem (LAEL), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo-SP, 2001.
ROJO, Roxane Helena; BARBOSA, Jaqueline P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. 1ª ed. São Paulo: Parábola, 2020.
SANTAELLA, Lúcia. Gêneros discursivos híbridos na era da hipermídia. In: Bakhtiniana. São Paulo. v. 9, n. 2, 2014, p. 206-216.
SOBRAL, Adail. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do círculo de Bakhtin. Campinas: Mercado das Letras, 2009.
VOLOCHINOV, Valentin. N.; BAKHTIN, Mikhail. M. Discurso na Vida e Discurso na Arte (sobre a poética sociológica).Trad. De Carlos Alberto Faraco & Cristóvão Tezza [para fins didáticos]. Versão da língua inglesa de I. R. Titunik a partir do original russo, 1926.
YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e método. 5ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cristina Mesquita, Roberta Varginha Ramos Caiado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.