A poesia visual do perfil @claricefreire e(m) perspectiva dialógica: uma análise da construção composicional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2024.e99631

Palavras-chave:

Dialogismo, Gêneros discursivos, Redes Sociais Digitais, Poesia visual

Resumo

Nas redes sociais digitais, é possível constatar a existência de gêneros discursivos nativos do ciberespaço e gêneros que, tradicionalmente, sempre foram veiculados em suportes impressos e que passaram a ser publicados nos meios virtuais. Exemplo disso é a poesia visual da escritora pernambucana Clarice Freire, no perfil no Instagram @claricefreire, que articula elementos imagéticos e escritos para a produção de sentidos. Diante desse cenário, há a necessidade de aprofundamento dos estudos que envolvem as práticas discursivas que ocorrem nos meios digitais e que utilizam de múltiplas semioses em suas composições. Nesse sentido, este artigo, que constitui um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, tem como objetivo analisar, na perspectiva dialógica da linguagem, o uso de elementos físicos do cotidiano na construção composicional dos poemas visuais da escritora Clarice Freire no Instagram. A fundamentação teórica deste trabalho se alicerça na concepção dialógica de linguagem e de gêneros discursivos de Bakhtin (1926, 2011, [1979] 2016). A metodologia adotada foi a qualitativa do tipo estudo de caso. Foram selecionados três poemas visuais da autora, que apresentam uma estrutura composicional comum, caracterizada pelo uso de palavras escritas associadas a pétalas de girassol. A análise visou à abordagem da multimodalidade do texto, bem como do dialogismo, inerente às redes sociais digitais. Concluiu-se que os poemas visuais selecionados apresentam uma construção composicional comum que é essencialmente multissemiótica e dialógica, na medida em que se utiliza do potencial interativo das redes sociais digitais, para a produção de sentidos.

 

Biografia do Autor

Cristina Mesquita, Universidade Católica de Pernambuco

É mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco e bolsista da CAPES. Especialista em Escrita Criativa pela PUC-RS/Unicap (2020). Graduada em Licenciatura em Letras Português e Inglês pela Universidade Católica de Pernambuco (2022) e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2017).

Roberta Varginha Ramos Caiado, Universidade Católica de Pernambuco

É Pós-doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas; Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco; Mestre em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco. Coordenou a Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade Católica de Pernambuco (2019-2022). Coordena o Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco – Mestrado e Doutorado (2024-2026). Realiza pesquisas relacionadas aos seguintes temas: Linguística Textual, Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa; Multiletramentos e Multimodalidade; Linguagens e Tecnologias Digitais, Linguagens e Inteligência Artificial Generativa.

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Publicado

2024-12-17