A Distopia em Kentukis: fronteiras da conectividade humana na Era Digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2024.e99782

Palavras-chave:

Kentukis, Distopia, Fronteiras, Privacidade

Resumo

O artigo analisa o livro Kentukis (2021) de Samanta Schweblin, explorando a distopia, a interseção entre o real e o virtual, a ética da observação não autorizada e a autenticidade nas relações humanas, usando da análise de textos como Imagem Imperfeita: Pensamento Utópico para uma Época Antiutópica (2007) de Jacoby, Dadosfera (2021) de Beiguelman, Intermidialidade (2012) de Clüver, Midiatização (2014) de Hjarvard e O Estado dos textos (2019) de Villa-Forte. A estrutura fragmentada do livro, ao empregar uma narrativa envolvente e fragmentada, reflete as sinergias da sociedade em rede, questionando se os relatos distópicos são realmente distópicos ou se refletem o "real" contemporâneo, mergulha nas interações humanas em um mundo cada vez mais digital e interconectado, abordando questões existenciais, éticas e psicológicas que refletem as preocupações contemporâneas sobre a influência da tecnologia nas relações interpessoais. A obra também é vista como uma expressão da intertextualidade entre literatura e tecnologia, abordando a influência da tecnologia nas interações humanas. Schweblin utiliza uma escrita envolvente, influenciada pelo audiovisual, e explora os medos e inseguranças dos personagens, mantendo um alto nível de suspense e ambiguidade. A autora convida os leitores a refletirem sobre as implicações da conectividade humana na era digital, proporcionando uma experiência literária que ressoa além das páginas do livro.

Biografia do Autor

Maria Talita Rabelo Pinheiro, Universidade do Estado da Bahia

Professora EBTT do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) campus Senhor do Bonfim, atuando com disciplinas de Linguagens, Língua Estrangeira (espanhol), Metodologia da Pesquisa e correlatas. Doutoranda e Mestre em Estudo de Linguagens/Literatura pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB- campus Salvador) através do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL, na linha de pesquisa Leitura, Literatura e Cultura, do Departamento de Ciências Humanas. Especialista em Tecnologias Digitais na Educação pela Faculdade Sete de Setembro (FA7). Graduada em Licenciatura plena pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) em Português/Espanhol (2009), com cursos na Casa de Cultura Hispânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Núcleo de Línguas (espanhol) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e português pelo IMPARH. Leciona desde 2007, passando por escolas públicas e privadas. Com interesse em pesquisas voltadas às Leituras, Linguagens com ênfase em língua estrangeira moderna, Literaturas brasileira e hispano-americana, Identidades, Culturas e Gêneros.

Nerivaldo Alves Araújo, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2015), com tese intitulada "Na cadência das águas do Velho Chico: poética oral do samba de roda ribeirinho", tendo, na oportunidade, participado, no período de março a junho de 2014, de Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior com bolsa financiada pela CAPES (PDSE/CAPES/MEC) na Universidade de Vigo, Galícia, Espanha. Mestre em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb/2010), com dissertação intitulada "Navegando nas margens: narrativas orais do Velho Chico". Especialista em Planejamento e Práticas de Ensino (Faculdades Montenegro/2000), também em Planejamento e Gestão de Sistemas de Educação a Distância (Uneb/2005). Graduado em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/1998). Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia - DCH - Campus I - Uneb, onde também integra o quadro de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL/Uneb, DCH I), exercendo, atualmente, a função de Coordenador de Colegiado do respectivo Programa. Membro filiado ao GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL. Pesquisador dos Grupos de Pesquisa "Programa de Estudo e Pesquisa da Literatura Popular" - PEPLP - UFBA; "Estudos de produção e recepção em culturas e linguagens" - PPGEL - Uneb e Letras Hispânicas em Foco - LEHISP - DCH I/UNEB. Desenvolve estudos, pesquisas e orientações na área de literatura, cultura popular e afrodescendente, buscando enfatizar nos mais diversos gêneros do texto literário (incluindo as narrativas e poesia oral) as representações das identidades culturais, os aspectos sócio-históricos e a pluralidade das culturas retratadas por meio dessa diversidade de textos literários, tanto em língua portuguesa como em língua espanhola. Coordena o Projeto de Pesquisa Alinhavos de identidades culturais: representações sócio-culturais e identitárias em literaturas de Língua Portuguesa e Espanhola. É organizador das coletâneas Vozes, performances e arquivos de saberes (EDUNEB, 2018); As vozes do texto e as múltiplas perspectivas de leitura (EDUFBA, 2018) e Literatura e interfaces: entre o ético, o estético e o político (EDUFBA, 2020). Autor do livro Poética oral do samba de roda das margens do Velho Chico (EDUFBA/2016) e de artigos publicados em Revistas e Periódicos. Exerceu na Editora da UNEB (Eduneb), no período de fevereiro de 2016 a junho de 2018, a função de Diretor Substituto e Coordenador Editorial, onde, dentre outras atividades, coordenava a área de preparação e revisão textual. Foi consultor do Projeto Leituração III - IAT/SEC/DIREC17.

Referências

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Publicado

2024-12-17