Diálogos entre a robótica educacional e a sala de aula: um estudo de caso

Authors

  • Carla Vasques UNISUL/Universidade do Sul de Santa Catarina/UNISUL
  • Nacim Miguel Francisco Júnior Facierc - Faculdades de Ciências Econômicas da Região Carbonífera

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2010v6n1p3

Abstract

O presente trabalho tem por tema a Robótica e os processos educacionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir da implantação de um Laboratório de Robótica Educacional em uma escola da rede particular de Tubarão/SC. Como referenciais teórico-conceituais têm-se o construtivismo e o construcionismo. Defende-se a Robótica como um recurso bilateral, capaz de auxiliar ao aluno e ao professor. Contudo, tais possibilidades não são inerentes à tecnologia. A manipulação de um objeto não permite a tomada de consciência das suas características e propriedades,  tampouco desenvolve a criticidade e a capacidade de reflexão. Para tanto, são primordiais a discussão, o diálogo da tecnologia com a sala de aula, a intervenção de um professor que interpreta, instiga e contextualiza. São processos que, para serem acionados, dependem também (e sobretudo) das políticas públicas, das propostas de formação, da gestão escolar, da qualificação dos espaços escolares.

Author Biographies

Carla Vasques, UNISUL/Universidade do Sul de Santa Catarina/UNISUL

Doutora em Educação pela UFRGS.
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado
em Educação – da UNISUL/Universidade do Sul de Santa Catarina.

Nacim Miguel Francisco Júnior, Facierc - Faculdades de Ciências Econômicas da Região Carbonífera

Mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina.
Coordenador do Curso de Sistemas de Informação da Facierc - Faculdades de Ciências Econômicas da Região Carbonífera.

Published

2010-01-01

Issue

Section

Dossiê