Beatbox em loop: crescimento de ideias musicais e seu desdobramento na arte digital e no design sonoro
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2013v9n1p248Abstract
Este texto apresenta a constituição de uma pesquisa interdisciplinar que, na base é a intersecção de duas áreas de Pesquisa, Ensino e Extensão da Escola de Belas Artes da UFMG: Design Sonoro e Artes Digitais, mas que vai colocar em fricção a Poesia Sonora, a Literatura, a Música Contemporânea, as Artes Gráficas e a Música Pop. Nosso trabalho nas áreas sonoras aplicadas ao audiovisual mostrou que o território da pesquisa musical é um horizonte de enriquecimento das relações entre imagem e som ao ampliar o material colocado em jogo. Partindo das memórias pessoais desvelamos o desenrolar de experimentações em torno do Beatbox que, por fim, servem a um jogo interativo educacional (“Escrever e Musicar”, desenvolvido para o Grupo de Pesquisa ALADIM - FALE), uma peça teatral (“Pessoas”, dirigida pelo Prof. Antônio Hildebrando do Curso de Teatro da EBA-UFMG) e uma improvisação em vídeo e música (dentro do projeto “Sound-Sight” do Grupo de Pesquisa interSignos). Apresentamos um percurso circular onde o Beatbox lança desafios e traz soluções para as ferramentas digitais que, por sua vez, apontam caminhos para a exploração musical. Este trabalho, mesmo que não seja nosso foco, traz uma contribuição para a compreensão do Beatbox. Assim, mostramos como o pensamento crítico e técnico em música contribui para o enriquecimento das relações imagem-som nas tecnologias contemporâneas com o surgimento de questões audiovisuais em torno de uma fonte sonora.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who have their works published in Texto Digital agree that:
Copyrights remain with the authors, who grant the journal the right of first publishing their submitted manuscripts. All materials published by the journalare under an Attribution 4.0 International - Creative Commons License, which allows them to be shared since authorship and first publication credits are mentioned.
The Attribution 4.0 International - Creative Commons allows the copy and redistribution of the material in any medium or format, as well as its adaptation for any purpose, even commercially.
Authors can take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of their works published by our journal separately (e.g. to publish it in an institutional repository or as a book chapter) with both expressed authorship acknowledgment and Texto Digital’s first publication credit.