Do teatro ao digital: uma ontologia a partir de Roman Ingarden
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2016v12n2p35Abstract
Este trabalho parte do pressuposto de que é possível, com base nas formulações de Roman Ingarden acerca da ontologia da peça teatral, traçar as bases de uma ontologia da obra de arte digital, tendo em vista convergências entre os modos de operar de ambos os tipos de produções. Estas convergências se encontram: a) no fato de serem obras cuja concretização comporta uma materialidade; b) na complexidade estratificada e na hierarquia ontológica dessas obras capaz de comportar diversos níveis de concretização por distintos agentes humanos e não-humanos; c) na noção de identidade que é construída perante a multiplicidade de concretizações; e d) no papel da linguagem que se distancia de uma função semântica por um foco acional em que o elemento textual se caracteriza como indicação para um agir performático. Destarte, a partir de tais paralelos, é possível questionar os limites e alcance do conceito de literatura aplicado ao digital (literatura digital ou poesia digital), tendo em vista que a obra de arte digital estaria, por seu modo de operar, mais ontologicamente próxima da peça teatral ou obra de arte dramática. Por fim, torna-se possível tanto revisar a filosofia de Ingarden, de modo a demonstrar sua pertinência como ferramenta teórica para a análise de obras de arte contemporâneas, quanto marcar o lugar central do artefactual e performático nas obras de arte digitais.
References
BECKETT, Samuel. The Collected Shorter Plays. New York: Grove Press, 2010.
BIRKENHAUER, Theresia. Entre fala e língua, drama e texto: reflexões acerca de uma discussão contemporânea (trad. Stephan Baumgärtel). Urdimento: revista de estudos em artes cênicas, Florianópolis, n. 18, p. 181-188, mar. 2012. Url: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/3235/2356>
BRAIDA, Celso R. Tópicos em ontologia. Florianópolis: Rocca Brayde, 2013.
CARROLL, Noël. Beyond aesthetics: philosophical essays. New York: Cambridge University, 2003.
DANTO, Arthur. The Transfiguration of the commonplace: a philosophy of art. Cambridge: Harvard University, 1981.
______. The Philosophical disenfranchisement of art. New York: Columbia University, 1986.
DIPERT, Randall R. Artifacts, art works, and agency. Philadelphia: Temple University, 1993
______. Art, artifacts, and regarded intentions. American Philosophical Quarterly, v. 23, n. 4, p. 401-408, out. 1986. University of Illinois Press / North American Philosophical Publications. Url: <http://www.jstor.org/stable/20014165>
FERREIRA, Debora Pazetto. Análise categorial da arte em Amie Thomasson. 2010. 144f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010. Url: <http://www.tede.ufsc.br/teses/PFIL0127-D.pdf>.
ISEMINGER, Gary. The Work of art as artifact. The British Journal of Aesthetics, v. 13, n. 1, p. 3-16, 1973. Oxford Journals. Url: <http://bjaesthetics.oxfordjournals.org/content/13/1/3.full.pdf+html> .
INGARDEN, Roman. The Literary work of art. (trad. George G. Grabowicz) Evanston: Northwestern University, 1973a.
______. Controversy over the existence of the world. (volume 01) (trad. Arthur Szylewicz) Frankfurt am Main: Peter Lang International Academic Publishers, 2013.
______. Phenomenological aesthetics: an attempt at defining its range. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, v. 33, n. 3, p. 257-269, primavera 1975. Wiley. Url: <http://www.jstor.org/stable/428352>.
HILST, Hilda. A Obscena senhora D. São Paulo: Globo, 2011.
KÜNG, Guido. Roman Ingarden (1893-1970): Ontological phenomenology. In: SPIEGELBERG, Herbert. The Phenomenological movement. The Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 1994.
LEVINSON, Jerrold. Music, art, and metaphysics: essays in philosophical aesthetics. New York: Oxford University, 2011.
MCFEE, Graham. Artistic Judgement: a framework for philosophical aesthetics. London: Springer, 2011.
MARGOLIS, Joseph. The Ontological peculiarity of works of art. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, v. 36, n. 1, p. 45-50, outono 1977. Blackwell Publishing / The American Society for Aesthetics. Url: <http://www.jstor.org/stable/430748>.
______. Recent currents in aesthetics of relevance to contemporary visual artists. Leonardo, v. 12, n. 2, p.111-119, primavera 1979. The MIT Press. Url: <http://www.jstor.org/stable/1573833>.
MARINHO, Francisco; et alii. Palavrador. 2006. Url: <https://docs.google.com/file/d/0B2gzgpiI8Ww0N2I4ZmNiMjMtN2RlYy00NGRkLWIzOWEtMzRkNGEzMjEwYzA4/edit?ddrp=1&pli=1&hl=en_US>.
MARINHO, Francisco; SANTOS, Alckmar; et alii. Liberdade. 2014. Url: <http://www.1maginari0.art.br/liberdade/>.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. (trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura) São Paulo: Martins Fontes, 2006.
MITSCHERLING, Jeff. Roman Ingarden's ontology and aesthetics. Quebec: University of Ottowa Press, 1999.
SOKOLOWSKI, Robert. Introduction to phenomenology. New York: Cambridge University, 1999.
TAVARES, Otávio. O Palavrador e a relação humano-máquina a partir do conceito de hábito merleau-pontiano. Polifonia, Cuiabá-MT, Universidade Federal de Mato Grosso, v. 22, n. 32, pp. 13-36, 2015. Url: <http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/3262/2315>.
______. Invasões e permanências conceituais na arte digital. In: VILAROUCA, Cláudia; TAVARES, Otávio; CARVALHO MOURA, Cláudio. (Org.) Criação digital: prática e reflexão. Tubarão: NuPILL/Copiart, 2014. Url: <http://nupill.ufsc.br/wp-content/uploads/2014/12/criacao_digital.pdf>
THOMASSON, Amie L. Fiction and metaphysics. New York: Cambridge University Press, 1999.
______. The Ontology of art. In: KIVY, Peter (ed.). The Blackwell guide to aesthetics. Oxford: Blackwell Publishing, 2004. Url: <http://www.amiethomasson.org/papers%20to%20link/The%20Ontology%20of%20Art.doc>
______. Roman Ingarden. In: The Stanford encyclopedia of philosophy. Stanford: Metaphysics Research Lab/Center for the Study of Language and Information/Stanford University, 2012. (ed. Edward N. Zalta). Url: <http://plato.stanford.edu/archives/fall2012/entries/ingarden/>.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who have their works published in Texto Digital agree that:
Copyrights remain with the authors, who grant the journal the right of first publishing their submitted manuscripts. All materials published by the journalare under an Attribution 4.0 International - Creative Commons License, which allows them to be shared since authorship and first publication credits are mentioned.
The Attribution 4.0 International - Creative Commons allows the copy and redistribution of the material in any medium or format, as well as its adaptation for any purpose, even commercially.
Authors can take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of their works published by our journal separately (e.g. to publish it in an institutional repository or as a book chapter) with both expressed authorship acknowledgment and Texto Digital’s first publication credit.
