The AU genre

multimodality, post-autonomous literature, queer crowd

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2021.e81384

Abstract

Discourse genres, as well as other aspects of human experience, change and become more complex over time. Digital technologies and multimodality have transformed, for example, the way of producing and consuming contemporary literature. In this context, the fan culture, configured as a convergence culture, includes aesthetic productions of different fan groups, made in dialogue with products that already exist in the cultural industry. These groups, characterized as discursive communities, create new multimodal fictional textualities, such as those presented under the label of AU (Alternative Universe). This article aims to discuss aspects of this new genre, from our point of view - contrary to popular belief - not subordinate to fanfic genre. Therefore, we analyze here a Larry AU entitled “No. 309” (which focuses on the shipping of the singers Harry Styles and Louis Tomlinson), seeking to reflect on issues related to the compositional structure, thematic content, and style of the genre, under a Bakhtinian perspective. Other concepts such as multimodality, post-autonomous literature and queer crowd are also adopted to support the discussion around this innovative genre.

Author Biographies

Brenda Grandini Caetano, UFRJ

Licenciada em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atua como professora da educação básica na rede privada do município do Rio de Janeiro. Foi monitora do projeto CLAC/Espanhol da UFRJ e exerceu as funções de monitora voluntária, em Linguística 3, e de monitora bolsista em Espanhol 3, disciplinas da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além disso, participou do projeto PIBID - formação do leitor literário, na mesma instituição.

Antonio Andrade, UFRJ/CNPq

Antonio Andrade é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq; docente permanente do Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas (PPGLEN-UFRJ). Possui graduação, mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Realizou pós-doutorado no Institut für Romanistik, da Universität Potsdam (Alemanha). Lidera o grupo de pesquisa “Discursos, Práticas e Políticas de Ensino de Línguas e Literaturas – DIPPELL” (UFRJ-CNPq). É membro do GT Literatura e Ensino da ANPOLL. Organizou as coletâneas de ensaios Translinguismo e poéticas do contemporâneo (7Letras, 2019) e Caminhos do hispanismo: vozes críticas, tendências teóricas (7Letras, 2015). Foi um dos coautores do livro Indicionário do contemporâneo (Ed. UFMG, 2018). Vem desenvolvendo pesquisas sobre: gêneros do discurso, formação de leitores, práticas translíngues, literatura contemporânea.

References

[@mybravelouist]. N° 309 - ¡au larry! Harry não suporta seu colega de quarto bagunceiro e barulhento e dá graças que com sua rotina corrida, não precisa conviver muito com ele. Quando um vírus causa um fechamento geral, eles são obrigados a cumprir a quarentena no dormitório. Juntos. 12 mai. 2020, 10:22 pm. Tweet. Disponível em: https://twitter.com/mybravelouist/status/1260379851426537472. Acesso em: 30 jan. 2021.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011, p. 261-306.

BENTES, Carolina Abreu. Fanfiction: gênero literário híbrido e uma nova forma de escrita e leitura contemporânea. Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre, v. 2, n. 11, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/ueadsl/article/view/17562. Acesso em: 16 dez. 2020.

BIRELLO, Verônica. Práticas literárias no ciberespaço: a autoria discursiva discutida por meio de fan fictions. Linguagem - Estudos e Pesquisas, v. 17, n. 2, 2013. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/lep/article/view/32258. Acesso em: 16 dez. 2020.

BLOMMAERT, Jan; RAMPTON, Ben. Language and Superdiversity. Diversities, v.13, n.2, 2011, p. 1-22. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000214772.nameddest=214780. Acesso em: 10 mai. 2021.

CORREA, Manoel Luiz Gonçalves. Relações intergenéricas na análise indiciária de textos escritos. Trab. linguist. apl., Campinas, v. 45, n. 2, p. 205-224, dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tla/v45n2/a04.pdf. Acesso em: 30 jan. 2021.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 2. São Paulo: Editora 34, 1995.

DESCARDECI, Maria Alice A. S. Ler o mundo: um olhar através da semiótica social. Educação Temática Digital. Campinas, v. 3, n. 2, p.19-26, 2002. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/604/619. Acesso em: 10 mai. 2021.

FANLORE. Social media AU. 2020. Disponível em: https://fanlore.org/wiki/Social_Media_AU. Acesso em: 16 dez. 2020.

DATA REPORTAL. Digital 2021: global overview report. 2021. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2021-global-overview-report. Acesso em: 02 de mar. 2021

GARCÍA, Ofelia.; FLORES, Nelson. Multilingualism and Common Core State Standards in the United States. In: MAY, Stephen. The multilingual turn: implications for SLA, TESOL and Bilingual education. London: Routledge, 2014. p. 147-166.

GUERRERO-PICO, Mar. Producción y lectura de fanfiction en la comunidad online de la serie Fringe: transmedialidad, competencia y alfabetización mediática. Palabra Clave, v. 18, n. 3, 2015, p. 722 - 745. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?frbrVersion=3&script=sci_arttext&pid=S0122-82852015000300005&lng=en&tlng=en. Acesso em: 16 dez. 2020.

Hilsdorf ROCHA, Cláudia. Educação linguística na liquidez da sociedade do cansaço: o potencial decolonial da perspectiva translíngue. D.E.L.T.A., v. 35, n. 4, p. 1-39, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/delta/a/Jp88kqFTCLXH7j8XwQW88Gt/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 mai. 2021.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Trad. Susana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2006. Disponível em: https://www.nucleodepesquisadosex-votos.org/uploads/4/4/8/9/4489229/cultura_da_convergencia_-_henry_jenkins.pdf. Acesso em: 30 jan. 2021.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading Images: the grammar of visual design. London/New York: Routledge, 1996.

KRESS, Gunther. Before Writing: rethinking the paths to literacy. London/New York: Routledge, 1997.

LEITE, Ligia Chiappini Moraes. A tipologia de Norman Friedman. In: O foco narrativo. São Paulo: Ática, 2007. p. 25-70.

LUDMER, Josefina. Literaturas pós-autônomas. Trad. Flávia Cera. Ciberletras - Revista da crítica literaria y de cultura, n. 17, jul. 2007. Disponível em: http://culturaebarbarie.org/sopro/n20.pdf. Acesso em: 30 jan. 2021.

MASHAZART. What's a social media AU?. Fanficed, 2019. Disponível em: https://www.fanficed.com/post/what-s-a-social-media-au. Acesso em: 16 dez. 2020.

McKINNEY, Carolyn. Language and Power in Post-Colonial Schooling: Ideologies in Practice. London/New York: Routledge, 2017.

PRECIADO, Paul B. Multidões queer: notas para uma política dos “anormais”. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de (org.). Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2019. p. 421-430.

ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane & Moura, Eduardo (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012. p. 11-32.

SAINT-GEORGES, Ingrid. Multilingualism, multimodality and the future of education research. In: SAINT-GEORGES, Ingrid; WEBER, Jean Jacques (eds.). Multilingualism and multimodality: current challenges for educational studies. The Netherlands: Sense Publishers, 2013. p. 1-8.

SESSAREGO, Jéssica. ¿Qué pasa cuando la pornografía la escriben las mujeres? Fanfiction, deseo femenino y ética. Revista Transas: Letras y Artes en América Latina. San Martín, Argentina, p. 1-13, 2021. Disponível em: http://www.revistatransas.com/2021/07/23/que-pasa-cuando-la-pornografia-la-escriben-las-mujeres-fanfiction-deseo-femenino-y-etica/. Acesso em: 10 mai. 2021.

SOUZA, Ana Lúcia Silva. Letramentos de reexistência. Poesia, grafite, música, dança: Hip Hop. São Paulo: Parábola, 2011.

SWALES, John M. The concept of discourse community: some recent personal history. Composition Forum 37, 2017. Disponível em: https://compositionforum.com/issue/37/swales-retrospective.php. Acesso em: 16 dez. 2020.

VARGAS, Maria Lucia Bandeira. Slash: a fan fiction homoerótica no fandom potteriano brasileiro. 2011. 182 f. Tese (Doutorado em Letras) - Faculdade de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/4045#preview. Acesso em: 16 dez. 2020.

Published

2021-11-10