Moldura sequencial

uma investigação sobre quadrinhos experimentais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2022.e83745

Palavras-chave:

Inovação, Capacidade Absortiva, Pequenas e Médias Empresas, Capacidade Absortiva Potencial, Capacidade Absortiva Realizada.

Resumo

Este artigo trata da exposição em quadrinhos intitulada Moldura Sequencial, que é integrada por três conjuntos de molduras. Cada um deles constitui uma composição experimental em quadrinhos que busca diferentes formatos de leitura, significação e recepção para essa linguagem, propondo uma articulação entre diferentes campos, notadamente, a arte sequencial e as artes plásticas. As composições têm como elemento central as intervenções feitas nas molduras e como estas, por sua vez, podem se integrar à linguagem dos quadrinhos e à narrativa. São apresentados registros da exposição e o processo de criação das composições é abordado. A discussão propõe uma análise a partir do que se entende por campo ampliado e campo interno dos quadrinhos e, para tanto, explora a dualidade vinheta/moldura por meio de duas perspectivas: a vinheta como moldura e a moldura como vinheta. Os autores com que este trabalho se relaciona são, respectivamente: Eisner (1989), McCloud (1995), Groensteen (1990) e Broering (2015). Por fim, são mencionados desdobramentos para a continuidade de uma composição autoral em quadrinhos através dos quais é possível, doravante, uma aproximação com outros campos, como a web art. Este trabalho é uma produção do Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte (LICCA-UFC).

Biografia do Autor

Ícaro Lênin Maia Malveira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará ? UFC (2020), licenciado em Letras/Português pela Universidade Estadual do Ceará ? UECE (2011). É integrante do Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte ? LICCA/UFC. Professor de Arte-educação e Língua Portuguesa no Colégio Diocesano Pe. Anchieta (2012 ? Atual). Desenvolve pesquisa em fanzine e cidade, como fanzineiro lançou os seguintes títulos: ?Grama de Poesia? do número #1 ao #10 (2013 ? ago. 2015), ?Selva de Pedra #1? (set. 2015), ?Selva de Pedra #2? (2016), ?Ideário #1? (mai. 2017), ?Lino ? Fragmentos de uma existência simples? (jul. 2018), ?Zine-Óculos: um olhar sobre a sala 109? (set. 2018), ?Zine-mala: AMÁ-LA? (nov. 2018), ?A Revista? (abr. 2019), ?Zine-Cidade? (ago. 2019 ? jan. 2020), de autoria coletiva. É coordenador do Grupo de Criação e Artes, na cidade de Limoeiro do Norte-CE. Tem interesse em zines, quadrinhos, publicação alternativa, ações na cidade, experimentação e criação, serigrafia, literatura, etc.

João Vilnei, Universidade Federal do Ceará

Doutor (2017) em Arte e Design pela Fac. de Belas Artes da Univ. do Porto/FBAUP, mestre
(2009) em Criação Artística Contemporânea pela Univ. de Aveiro/UA e bacharel (2006) em
Com. Social Pub. e Prop. pela Univ. Federal do Ceará/UFC. É professor assistente do
Campus da UFC em Quixadá e membro do LICCA – Laboratório de Investigação em Corpo,
Comunicação e Arte, i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e
Sociedade/FBAUP e iD+ - Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura/UA-UP.

Referências

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Publicado

2022-05-02