Dossiê “Leitura distante: métodos digitais e análise literária”

2022-12-13

Em 2013, a publicação de dois livros impactou sobremaneira os estudos literários em sua relação com as tecnologias. Distant Reading, de Franco Moretti, e Macroanalysis: digital methos & literary history, de Matthew Jockers, sistematizam, teorizam e propõem metodologias para os estudos literários com abordagem mediada pelo uso de computadores. Além de dar um fôlego novo aos estudos estilísticos e estatísticos sobre o texto em meio digital, bem como impulsionar a recente área das Humanidades Digitais, as duas obras mobilizam e repensam figuras, conceitos, tropos, a historiografia literária e, com isso, o próprio cânone, para tentar refletir sobre a enorme quantidade de dados, inclusive extraliterária, advinda da e por meio da digitalização de obras literárias. Nesse sentido, como forma de homenagear os 10 anos de publicação dessas duas obras revolucionárias para a área de Letras, a Texto Digital, no seu volume 19 número 1, acolherá artigos e ensaios que tragam como ponto de reflexão a possibilidade de se analisar os fenômenos literários, e os a eles ligados, pelo que se convencionou chamar de Leitura Distante. O dossiê será organizado pelo Prof. Dr. Emanoel Cesar Pires de Assis (UEMA).

Artigos sobre outras temáticas ligadas às textualidades e artes em meio digital também serão aceitos para publicação na seção geral de artigos.

Submissões abertas até 15 de Abril de 2023.

Data de publicação da edição: Julho de 2023.

Dependendo do volume de submissões e da disponibilidade dos(as) pareceristas, o dossiê poderá ser dividido em duas partes, sendo a segunda publicada em Dezembro de 2023.