Para pensar o digital: a linguagem em funcionamento no Google

Autores

  • Daiana Oliveira Faria Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de RP USP / FFCLRP
  • Lucília Maria Sousa Romão Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de RP USP / FFCLRP

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2011v7n2p3

Resumo

Ancoramos-nos na Análise do Discurso de matriz francesa, sobretudo a partir dos trabalhos de Michel Pêcheux, para observar os efeitos de sentidos instalados pelo digital. Para tanto, tomados como corpus trechos selecionados a partir de duas buscas realizadas no Google, sobre Dilma Rousseff e Marina Silva, considerando a forma de disposição dos resultados denominada Roda Mágica. Elegemos esses dois sujeitos, Dilma e Marina, a fim de observar o modo como foram discursivizadas na rede no período de campanha eleitoral, em 2010, observando como atualizaram redes de memória ou instauram sentidos outros.

Biografia do Autor

Daiana Oliveira Faria, Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de RP USP / FFCLRP

Bacharel em Ciências da Informação e da Documentação pela USP. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (USP / FAPESP). Pesquisadora do e-l@dis: laboratório discursivo - sujeito, rede eletrônica e sentidos em movimento (FAPESP). Experiência na área de Análise do Discurso de linha francesa, atuando principalmente nos estudos acerca da rede eletrônica.

Lucília Maria Sousa Romão, Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de RP USP / FFCLRP

Graduada em Letras pelo Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto. Doutorado direto em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Livre-docência em Ciência da Informação pela mesma instituição. Docente com dedicação exclusiva da Universidade de São Paulo. Bolsista 2 do CNPq. Especialista em Análise do Discurso, atua principalmente na investigação de materialidades discursivas ligadas aos seguintes temas: memória, mídia, questão agrária, textualidade digital e leitura. Coordena o Grupo de Pesquisa Discurso e memória: movimentos do sujeito , cadastrado junto ao Diretório de Grupos do CNPQ, e o E-L@DIS, Laboratório Discursivo - sujeito, rede eletrônica e sentidos em movimentos (FAPESP).

Downloads

Publicado

2011-12-15

Edição

Seção

Artigos