Livro digital e literacia dos media: uma análise de "The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore"

Autores

  • Isa Mestre Universidade do Algarve/ CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação
  • Gabriela Borges Universidade Federal de Juiz de Fora/ CIAC- Centro de Investigação em Artes e Comunicação

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2013v9n2p109

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da aplicação digital The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore, uma transcriação da curta-metragem de mesmo nome dirigida por William Joyce e Brandon Oldenburg e vencedora de Oscar de melhor curta-metragem em 2012. Procuramos abordar as mudanças pelas quais a literatura infantil está passando com a convergência dos media e a consequente hibridização de linguagens, que lhe conferem uma nova forma de criar narrativas e uma nova forma de leitura, que implicam novos saberes e novas competências, bem como novas metodologias de análise de produtos mediáticos. Sendo assim, propomos uma reflexão sobre esta obra a partir do conceito de página-plano, que aproxima a linguagem cinematográfica da linguagem literária e hipermediática e do conceito de obra aberta, que mostra-se como um dos substratos das discussões sobre a literacia dos media.

Biografia do Autor

Isa Mestre, Universidade do Algarve/ CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação

Isa Mestre é licenciada em Ciências da Comunicação e Mestre em Produção, Edição e Comunicação de Conteúdos pela Universidade do Algarve. É, desde 2010, bolseira no CIAC- Centro de Investigação em Artes e Comunicação. Desenvolve investigaçao na área da literatura digital interativa.

Gabriela Borges, Universidade Federal de Juiz de Fora/ CIAC- Centro de Investigação em Artes e Comunicação

Gabriela Borges é mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil. Foi investigadora visitante na Universidade Autônoma de Barcelona, no Trinity College Dublin, tendo leccionado também em Cursos de Comunicação Social em diversas universidades brasileiras, entre elas a FAAP e o Mackenzie. Atualmente é professora na Universidade Federal de Juiz de Fora e investigadora no CIAC (Centro de Investigação em Artes e Comunicação) na Universidade do Algarve. Tem artigos publicados em livros e revistas científicas brasileiras e estrangeiras, co-organizou o livro "Discursos e Práticas de Qualidade na Televisão" (2008), publicou "A poética televisual de Samuel Beckett" (2009) e organizou "Nas margens. Ensaios sobre teatro, cinema e meios digitais" (2010). Actua nas áreas de Ciências da Comunicação e Artes.

Downloads

Publicado

2013-12-10

Edição

Seção

Dossiê Temático