Da melancolia à ironia: o discurso dissimulado da contemporaneidade em Black Mirror

Autores

  • Danilo França do Nascimento Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG)
  • Andréia Shirley Taciana de Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG)
  • Geralda Aparecida do Carmo Schyra Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2014v10n2p25

Resumo

Analisaremos neste artigo o segundo episódio da primeira temporada, Fifteen Million Merits, do seriado britânico Black Mirror. Pretendemos constatar, ao longo desta análise, as características da técnica que estão presentes no cenário, a propagação dissimulada do discurso midiático, o estado de melancolia, o esvaziamento do indivíduo e os traços de ironia que definem os personagens do episódio, tal como acontece com os indivíduos na sociedade contemporânea. Para esta análise, utilizamos os estudos dos teóricos Zygmunt Bauman (2001), Umberto Galimberti (2006), Slavoj Zizek (2011), Giorgio Agamben (2009), Walter Benjamin (apud KHEL, 2010), Soren Kierkegaard (1991) e Lucia Santaella (2008).

Biografia do Autor

Danilo França do Nascimento, Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG)

Licenciado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Mestrando em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Andréia Shirley Taciana de Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG)

Mestranda em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET/MG. Pós-graduada em Linguagem e Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET/MG (2013). Pós-graduada em Gestão Educacional: metodologias para o Ensino Superior pelo Núcleo de Pós-Graduação Pitágoras (2011). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (2008). Atua como docente na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte.

Geralda Aparecida do Carmo Schyra, Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG)

Mestrando em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG, possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia , Ciências e Letras de Belo Horizonte (1998), . Atualmente é Analista da Educação - SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Aprendizagens, Métodos e Técnicas de Ensino.

Downloads

Publicado

2014-12-16

Edição

Seção

Artigos