Uma leitura de Liberdade, ambiente poético em 3D: questões de navegação, interpretação e configuração
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2016v12n2p21Abstract
A obra digital Liberdade (2014), um ambiente poético em 3D, é uma das mais recentes obras da literatura digital brasileira, publicada na Electronic Literature Collection 3 (2016). As imagens, animações, áudios, palavras e origamis que estão distribuídos no espaço gráfico-visual constroem um tecido simbólico que, por um lado, faz referência ao bairro Liberdade, da cidade de São Paulo, e é, por outro, um "estudo" da relação entre memória e esquecimento, entre recordações e a passagem do tempo, da capacidade de os objetos (materiais e imateriais) de serem meios de inscrição de e acesso a experiências pessoais e coletivas. Mas este artigo dedica-se essencialmente aos desafios da navegação e da leitura nesta obra. Destaco três aspectos desses desafios: 1) a imersão em um ambiente hipermedial, isto é, saturado de informações multisensoriais (verbais, visuais, auditivas, manuais); 2) a função transversal (AARSETH, 1995) da obra (o "acessar" e "percorrer" a obra), que neste caso se realiza através de comandos e ações que devem ser aprendidos; e 3) a interpretação, fundamental para a concatenação das diversas unidades (muitas vezes dispersas e enigmáticas) que compõem a obra. A conjugação desses três aspectos leva à comparação entre leitura e navegação aleatórias versus leitura e navegação estratégicas, que neste artigo discuto em termos de «configuração».
References
AARSETH, Espen. Cibertexto: Perspectivas sobre a Literatura Ergódica. Lisboa: Pedra de Roseta. Trad. Maria Leonor Tellese José A. Mourão, 2005, 1ª ed.
BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: Understanding New Media. Cambridge, MA: The MIT Press, 1999.
CAMPBELL, Andy; BREEZE, Mez. The Dead Tower. 2012. Disponível em: http://labs.dreamingmethods.com/tower/ (Consult. Set. 2016)
CAMPOS, Haroldo de. Galáxias. São Paulo: Ed. 34, 2004.
CAMPOS, Haroldo de. "Grande Sertão Veredas: Haroldo de Campos sobre Guimarães Rosa" [entrevista]. (s/d) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tVTSZbWiyZA (Consult. Set. 2016)
ESKELINEN, Markku. Cybertext Poetics: The Critical Landscape of New Media Literary Theory. London: Continuum, 2012.
GOLDING, Daniel. “To Configure or to Navigate? On Textual Frames.” In Terms of Play: Essays on Words That Matter in Videogame Theory, edited by Zach Waggoner, 28–46. Jefferson NC: McFarland, 2013. Disponível em: https://www.academia.edu/3697779/To_Configure_or_to_Navigate_On_textual_frames (Consult. Set. 2016)
RYAN, Marie-Laure. "Immersion vs. Interactivity: Virtual Reality and Literary Theory", In: Postmodern Culture 5.1, 1994. Disponível em: http://www.humanities.uci.edu/mposter/syllabi/readings/ryan.html (Consult. Set. 2016)
SANTOS, Alckmar dos; MARINHO, Chico, et al. Liberdade. 2016. Disponível em: http://collection.eliterature.org/3/work.html?work=liberdade (Consult. Set. 2016)
SOBCHACK, Vivian. "Nostalgia for a Digital Object: Regrets on the Quickening of QuickTime", Millennium Film Journal No. 34, 1999. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/237300329_Nostalgia_for_a_Digital_Object_Regrets_on_the_Quickening_of_QuickTime (Consult. Set. 2016)
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who have their works published in Texto Digital agree that:
Copyrights remain with the authors, who grant the journal the right of first publishing their submitted manuscripts. All materials published by the journalare under an Attribution 4.0 International - Creative Commons License, which allows them to be shared since authorship and first publication credits are mentioned.
The Attribution 4.0 International - Creative Commons allows the copy and redistribution of the material in any medium or format, as well as its adaptation for any purpose, even commercially.
Authors can take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of their works published by our journal separately (e.g. to publish it in an institutional repository or as a book chapter) with both expressed authorship acknowledgment and Texto Digital’s first publication credit.