Multiculturalismo Urbano: o Fenômeno Flash Mob

Autores

  • Ana Lígia de Oliveira Trindade Centro Universitário La Salle - UNILASALLE de Canoas - RS/Brasil.
  • Ewerton Luis Faverzani Figueiredo Centro Universitário La Salle - UNILASALLE de Canoas - RS/Brasil.
  • Nádia Maria Weber Santos Centro Universitário La Salle - UNILASALLE de Canoas - RS/Brasil.
  • Patrícia Kayser Vargas Mangan Centro Universitário La Salle - UNILASALLE de Canoas - RS/Brasil.
  • Robson da Silva Constante Centro Universitário La Salle - UNILASALLE de Canoas - RS/Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2012v8n1p25

Resumo

Esse artigo levanta questões que se abrem a partir do tema da diversidade nos centros urbanos: o multiculturalismo, a tecnologia, as mobilizações e conscientizações sociais nos centros urbanos através dos eventos de flashmob. O advento da tecnologia parece ter contribuído imensamente para o multiculturalismo dos centros urbanos. Práticas contemporâneas de agregação social estão usando as tecnologias para ações denominadas de flashmob que reúnem muitas pessoas, as vezes multidões, que realizam um ato em conjunto e rapidamente se dispersam. Essas práticas podem ter finalidades artísticas, como uma performance, ou ter um objetivo mais engajado, de cunho político-ativista. Flash mob é uma aglomeração instantânea de pessoas em um local público para realizar determinada ação inusitada que chame a atenção das outras pessoas. Esta ação se utiliza das mídias sociais para despertar o rápido interesse para causas nada convencionais. O que se produz a partir dos flash mobs são acontecimentos efêmeros que se formam e se desfazem em minutos ou, até mesmo em segundos, no espaço citadino.


 

Biografia do Autor

Ana Lígia de Oliveira Trindade, Centro Universitário La Salle - UNILASALLE de Canoas - RS/Brasil.

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – RS/Brasil. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais do Centro Universitário La Salle/Canoas – RS/Brasil.

Ewerton Luis Faverzani Figueiredo, Centro Universitário La Salle - UNILASALLE de Canoas - RS/Brasil.

Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Mestrando do programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais do Centro Universitário La Salle - UNILASALLE  de Canoas - RS/Brasil.

Nádia Maria Weber Santos, Centro Universitário La Salle - UNILASALLE de Canoas - RS/Brasil.

Mestre e Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – RS/Brasil. É Médica-psiquiatra e Professora do Programa de Pós-Graduação em nível de Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais do Centro Universitário La Salle/Canoas – RS/Brasil.

Robson da Silva Constante, Centro Universitário La Salle - UNILASALLE de Canoas - RS/Brasil.

Bacharel em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Feevale – RS/Brasil. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais do Centro Universitário La Salle/Canoas – RS/Brasil.

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Publicado

2012-07-13

Edição

Seção

Artigos