Um feixe luminoso: uma leitura da coleção de literatura eletrônica portuguesa
DOI :
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2015v11n1p387Résumé
A Coleção de Literatura Eletrónica Portuguesa (CLEP), na base de dados ELMCIP, pretende abordar e recolher as obras criativas e teóricas mais relevantes produzidas por autores portugueses no campo da literatura eletrónica, durante os últimos quarenta e cinco anos. A coleção agrega também autores, eventos, organizações, editoras, periódicos, publicações, conferências, performances, instalações e exposições que estejam relacionadas com o contexto português.
O presente ensaio analisa criticamente a CLEP, em torno de elementos literários, políticos, históricos, estéticos e tecnológicos, através de um fio condutor representado por um “feixe luminoso”, que pretende dar conta da transição e continuidade temática e medial, mas também da transgressão e ruptura, produzidas pela vanguarda do movimento de Poesia Experimental dos anos 1960 até aos ambientes computacionais de criação literária do século 21. Ao longo desta leitura, analisa-se igualmente várias obras de Pedro Barbosa, E. M. de Melo e Castro, Silvestre Pestana, Manuel Portela e Rui Torres.Références
AGUIAR, Fernando. O Experimentalismo Poético em Portugal. O Eixo e a Roda, Belo Horizonte, v. 13, p. 111-118, 2006. <http://www.letras.ufmg.br/poslit> Acedido: 15/01/2014.
---. Poéticas Experimentais. O Contrário do Tempo, s. p., 30 de Setembro de 2009. <http://ocontrariodotempo.blogspot.pt/2009/10/poeticas-experimentais-faz-este-mes-26.html> Acedido: 20/11/2013.
AGUIAR, Fernando e Silvestre PESTANA (eds.) Poemografias: Perspectivas da Poesia Visual Portuguesa. Lisboa: Ulmeiro, 1985.
ALDA, Antero de. Gifpoemas. Online, 2003. <http://www.anterodealda.com/gifpoemas.htm> Acedido: 22/01/2014.
---. Flashpoemas. Online, 2004. <http://www.anterodealda.com/poemasflash.html> Acedido: 09/11/2013.
---. Scriptpoemas. Online, 2005. <http://www.anterodealda.com/scriptpoemas.htm> Acedido: 09/11/2013.
ANTONIO, Jorge Luiz. Um Conceito de Infopoesia. Online, 2001. <http://www.pucsp.br/~cimid/4lit/antonio/infpoe.htm> Acedido: 11/11/2013.
---. Procedimentos Poéticos Com o(s) Computadores. Experimental Poetics and Aesthetics, v. 0, s. p., 2010. <http://experimentalpoetics.com/blog/processos-poticos> Acedido: 15/11/2013.
ARAGÃO, António. Poesia Encontrada. In ARAGÃO, António e Herberto HELDER (org.) Poesia Experimental, Lisboa, Cadernos de Hoje, v. 1, p. 37-42, 1964.
ARAGÃO, António e Herberto HELDER (org.) Experimental, Lisboa, Cadernos de Hoje, v. 1, 1964.
ARAGÃO, António, Herberto HELDER e E. M. de MELO E CASTRO (org.) Poesia Experimental, Lisboa, Cadernos de Hoje, v. 2, 1966.
ATHAYDE, Manaíra. No Laboratório das Palavras com Ernesto de Melo e Castro. Materialidades da Literatura, s. p., 14 de Outubro de 2012. < http://matlit.wordpress.com/2012/10/14/no-laboratorio-das-palavras-com-ernesto-melo-e-castro/> Acedido: 11/11/2013.
BALESTRINI, Nanni. Tape Mark 1. Almanacco Letterario Bompiani, Milão, 1962.
BARBOSA, Pedro. A Literatura Cibernética 1: Autopoemas Gerados por Computador. Porto: Edições Árvore, 1977.
---. A Literatura Cibernética 2: Um Sintetizador de Narrativas. Porto: Edições Árvore, 1980.
---. Aforismos Gerados por Computador. Jornal de Notícias, Porto, p. 26, 5 de Junho de 1984.
---. Máquinas Pensantes: Aforismos Gerados por Computador. Lisboa: Livros Horizonte, 1988.
---. SINTEXT: Un Générateur de Textes Littéraires. In LENOBLE, Michel e Alain VUILLEMIN. Littérature et Informatique: La Littérature Générée par Ordinateur. Arras: Artois Presses Université, 1995, p. 189-202.
---. A Ciberliteratura: Criação Literária e Computador. Lisboa: Edições Cosmos, 1996.
---. Teoria do Homem Sentado: Livro Virtual. Porto: Edições Afrontamento, 1996.
---. A Renovação do Experimentalismo Literário na Literatura Gerada por Computador. Revista da UFP, Porto, v. 2, n. 1, p. 181-188, 1998.
---. O Motor Textual: Livro Electrónico. Porto: Edições UFP, 2001.
---. AlletSator-XPTO.Kosmos.2001. Porto: Edições Afrontamento, 2003.
---. Ciberliteratura, Inteligência Computacional e Teoria Quântica. E-book. Bubok, 2012.
---. Correio eletrónico para Álvaro Seiça. Outubro de 2013.
CAMPOS, Haroldo de. I Punti Luminosi (entrevista a Ezra Pound). Correio Paulistano, São Paulo, 17 de Janeiro de 1960.
CRUZ, Marcos. Ernesto de Melo e Castro em Serralves. Diário de Notícias, Lisboa, 10 de Fevereiro de 2006. <http://www.dn.pt/especiais/interior.aspx?content_id=1012459&especial=Serralves&seccao=ARTES&page=-1> Acedido: 11/11/2013.
FINLAY, Ian Hamilton. Ian Hamilton Finlay: Selections. Ed. Alec Finlay. Berkeley: University of California Press, 2012.
FUNKHOUSER, Christopher T. A Vanguard Projected in Motion: Early Kinetic Poetry in Portuguese. Sirena, Carlisle, v. 2005, n. 2, p. 152-164, 2005.
---. Prehistoric Digital Poetry: An Archaeology of Forms, 1959-1995. Tuscaloosa: University of Alabama Press, 2007.
HATHERLY, Ana. O Idêntico Inverso ou o Lirismo Ultra-Romântico e a Poesia Concreta. Diário de Notícias, Lisboa, 17 de Setembro de 1959.
---. Anagramático. Lisboa: Moraes Editores, 1970.
---. A Reinvenção da Leitura: Breve Ensaio Crítico Seguido de 19 Textos Visuais. Lisboa: Editorial Futura, 1975.
---. A Experiência do Prodígio: Bases Teóricas e Antologia de Textos-Visuais Portugueses dos Séculos XVII e XVIII. Lisboa: INCM, 1983.
---. Perspectivas para a Poesia Visual: Reinventar o Futuro. In AGUIAR, Fernando e Silvestre PESTANA (eds.) Poemografias: Perspectivas da Poesia Visual Portuguesa. Lisboa: Ulmeiro, 1985.
HATHERLY, Ana e E. M. de MELO E CASTRO (eds.) PO-EX: Textos Teóricos e Documentos da Poesia Experimental Portuguesa. Lisboa: Moraes Editores, 1981.
HELDER, Herberto. Fragmento de ‘A Máquina de Emaranhar Paisagens’. In ARAGÃO, António e Herberto HELDER (org.) Poesia Experimental, Lisboa, Cadernos de Hoje, v. 1, p. 62-65, 1964.
---. Electronicolírica. Lisboa: Guimarães Editores, 1964.
KAC, Eduardo (ed.) New Media Poetry: Poetic Innovation and New Technologies. Visible Language, Cincinnati, v. 30, n. 2, 1996.
---. Media Poetry: An International Anthology. Bristol: Intellect Books, 2007.
LATOUR, Bruno. Science in Action: How to Follow Scientists and Engineers through Society. Cambridge: Harvard University Press, 1987.
---. Reassembling the Social: An Introduction to Actor-Network-Theory. Oxford: Oxford University Press, 2005.
MELO E CASTRO, E. M. de. Ideogramas. Lisboa: Guimarães Editores, 1962.
---. Letter. The Times Literary Supplement, Londres, 25 de Maio de 1962.
---. Soneto Soma 14x. In Poligonia do Soneto. Lisboa: Guimarães Editores, 1963, p. 38.
---. A Proposição 2.01: Poesia Experimental. Lisboa: Ulisseia, 1965.
---. Álea e Vazio. Lisboa: Moraes Editores, 1971.
---. As Vanguardas na Poesia Portuguesa do Século Vinte. Lisboa: ICALP, 1980.
---. Literatura Portuguesa de Invenção. São Paulo: Difel, 1983.
---. Tudo Pode Ser Dito Num Poema. Uma Proposta para o Fim do Século XX. Colóquio/Letras, Lisboa, v. 89, p. 5-11, jan. 1986.
---. Infopoesia ou Poesia Informacional. Diário de Lisboa, Suplemento “Ler Escrever”, Lisboa, p. 4, 29 de Outubro de 1987. <http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_351> Acedido: 20/11/2013.
---. Poética dos Meios e Arte High Tech. Lisboa: Vega, 1988.
---. O Fim Visual do Século XX e Outros Textos Críticos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1993.
---. Sonhos de Geometria. VHS, 30’. Menú, Cuenca, v. 7/8, 1993.
---. Considerações ‘Apócrifas’ sobre a Máquina de Trovar de Meneses/Mairena/Machado. Colóquio/Letras, Lisboa, v. 132/133, p. 77-86, abr. 1994.
---. Videopoetry. In KAC, Eduardo (ed.) New Media Poetry: Poetic Innovation and New Technologies. Visible Language, Cincinnati, v. 30, n. 2, p. 140-149, 1996. Reimp. in KAC, Eduardo (ed.) Media Poetry: An International Anthology. Bristol: Intellect Books, 2007.
---. Finitos Mais Finitos: Ficção/Ficções. Lisboa: Hugin, 1996.
---. Algorritmos: Infopoemas. São Paulo: Musa, 1998.
---. O Caminho do Leve. Porto: Fundação de Serralves, 2006.
---. Máquinas de Trovar: Poética e Tecnologia. Évora: Intensidez, 2008.
MOLES, Abraham. Art et Ordinateur. Tournai: Casterman, 1971.
NELSON, Theodor H. Literary Machines 93.1. Sausalito: Mindful Press, 1981.
PESTANA, Silvestre. Computer Poetry. ZX-81, ZX-82, Spectrum. 1981-83.
PORTELA, Manuel. DigLitWeb: Digital Literature Web. Online, 2005-2013. <http://www.ci.uc.pt/diglit/> Acedido: 17/01/2014.
---. Flash Script Poex: A Recodificação Digital do Poema Experimental. Cibertextualidades, Porto, v. 3, p. 43-57, 2009.
---. Google Earth: A Poem for Voice and Internet. Online, 2011. <https://vimeo.com/56469197> Acedido: 17/01/2014.
---. Autoautor, Autotexto, Autoleitor: O Poema como Base de Dados. Revista de Estudos Literários, Coimbra, v. 2, p. 203-240, 2012.
---. Scripting Reading Motions: The Codex and the Computer as Self-Reflexive Machines. Cambridge: MIT Press, 2013.
RASMUSSEN, Eric Dean e Scott RETTBERG. The ELMCIP Electronic Literature Knowledge Base: Project Report. Online, 2013. <http://elmcip.net/node/8836> Acedido: 21/11/2013.
REIS, Pedro. Portuguese Experimental Poetry: Revisited and Recreated. In CD-ROM da PO-EX. Vol. 2. CD-ROM. Porto: PO.EX, 2008. <http://po-ex.net/evaluation/PDF/reis_revisited.pdf> Acedido: 31/03/2014.
RIBEIRO, Eunice e Carlos Mendes de SOUSA. Antologia da Poesia Experimental Portuguesa: Anos 60 – Anos 80. Coimbra: Angelus Novus, 2004.
ROCHA, Luís. Silvestre Pestana: 45 Anos de Carreira Revisitados. Diário de Notícias Madeira, Funchal, p. 24, 5 de Fevereiro de 2013.
SÁ-CARNEIRO, Mário de. Manucure. In Poemas sem Suporte. PESSOA, Fernando e Mário de SÁ-CARNEIRO (dir.) Orpheu, Lisboa, v. 2, 1915.
SAMPAIO, Jaime Salazar. Poemas Propostos. Régua: Tip. Imp. do Douro, 1954.
SEIÇA, Álvaro. Transdução: Processos de Transferência na Literatura e Arte Digitais. Tese de Mestrado. Évora: Universidade de Évora, 2011.
---. Anti-Spam: Reinventing Data. Parsons Journal for Information Mapping, Nova Iorque, v. 4, n. 1, p. 1-14, 2012. <http://pjim.newschool.edu/issues/2012/01/pdfs/ParsonsJournalForInformationMapping_Seica_Alvaro.pdf> Acedido: 25/10/2013.
---. The Transducer Function: An Introduction to a Theoretical Typology in Electronic Literature and Digital Art. CITARJournal, Porto, v. 4, n. 1, p. 71-79, 2012.
---. Electronic Literature and Online Literary Databases: The PO.EX and ELMCIP Cases. Riss, Trondheim, v. 14, n. 1, p. 89-102, 2014.
---. E-CyberDigital Poetry. Online, 2014. <http://elmcip.net/node/9991>. Acedido: 04/02/2015.
SIER, André. CsO. Online, 2008. <https://vimeo.com/2716919> Acedido: 23/01/2014.
---. 410. Online, 2010. <http://uunniivveerrssee.net/datascape/uunnii-pieces/410-2> Acedido: 23/01/2014.
SIMANOWSKI, Roberto. Digital Art and Meaning: Reading Kinetic Poetry, Text Machines, Mapping Art, and Interactive Installations. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2011.
TAVARES, Salette. Espelho Cego. Lisboa: Ática, 1957.
---. “Al gar ismos Alfinete”. ARAGÃO, António, Herberto HELDER e E. M. de MELO E CASTRO (org.) Poesia Experimental, Lisboa, Cadernos de Hoje, v. 2, s. p., 1966.
TORRES, Rui. Poesia em Meio Digital: Algumas Observações. In GAIO, Sofia e Luís Borges GOUVEIA (eds.) Sociedade da Informação: Balanço e Implicações. Porto: Edições UFP, 2004, p. 321-328.
---. Mar de Sophia. Online, 2005. <http://telepoesis.net/mardesophia/index.html> Acedido: 25/10/2013.
---. Amor de Clarice. Online, 2005. <http://telepoesis.net/amorclarice/> Acedido: 25/10/2013.
---. Poesia Encontrada. Online, 2007. <http://po-ex.net/flash/foundpoetries2.swf> Acedido: 17/01/2014.
---. Húmus Poema Contínuo. Online, 2008. <http://telepoesis.net/humus/humus_index.html> Acedido: 22/11/2013.
---. Poemas no Meio do Caminho. Online, 2008. <http://telepoesis.net/caminho/> Acedido: 25/10/2013.
---. Poemário. Online, 2008. <http://telepoesis.net/poemario/>. Acedido: 22/11/2013.
--- (org.) CD-ROM da PO.EX: Poesia Experimental Portuguesa – Cadernos e Catálogos. Vols. 1 e 2. CD-ROM. Porto: PO.EX, 2008. <http://www.po-ex.net/evaluation/index.html> Acedido: 25/10/2013.
---. Poesia Experimental e Ciberliteratura: Por Uma Literatura Marginal izada. In CD-ROM da PO-EX. Vol. 1. CD-ROM. Porto: PO.EX, 2008. <http://www.po-ex.net/evaluation/PDF/torres_flup.pdf> Acedido: 25/10/2013.
---. Um Corvo Nunca Mais. Online, 2009 <http://telepoesis.net/pessoa/menu.html> Acedido: 17/01/2014.
---. 8 Brincadeiras para Salette Tavares. Online, 2010. <http://telepoesis.net/brincadeiras/index.html> Acedido: 17/01/2014.
---. PoemAds: Sob o Signo da Devoração. Online, 2011. <http://www.telepoesis.net/poemads/index.html> Acedido: 15/01/2014.
---. ‘The Dead Must Be Killed Once Again’: Plagiotropia as Critical Literary Practice. ebr: Electronic Book Review. Online, August 5, 2012. <http://electronicbookreview.com/thread/electropoetics/plagio> Acedido: 15/06/2014.
TORRES, Rui e Luís Carlos PETRY (orgs.) Cibertextualidades 2: Ciberdrama e Hipermédia, Porto, 2007.
TORRES, Rui e Friedrich W. BLOCK. Poetic Transformations in(to) Digital. In CD-ROM da PO-EX. Vol. 2. CD-ROM. Porto: PO.EX, 2008. <http://www.po-ex.net/evaluation/PDF/torresblock_epoetry.pdf> Acedido: 25/10/2013.
TORRES, Rui e Sandy BALDWIN (eds.) PO.EX: Essays from Portugal on Cyberliterature and Intermedia. Morgantown: Center for Literary Computing/West Virginia University Press, 2014.
TRANQUADA, Luís. Silvestre Pestana – entrevista – Lonarte. Online, 6/12/2011. <http://youtu.be/fJj6ImQmxss> Acedido: 20/11/2013.
XISTO, Pedro. Carta de Pedro Xisto para E. M. de Melo e Castro [São Paulo, 4/11/62]. Zunái, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, online, ago. 2013. <http://zunai.com.br/post/56772592455/carta-de-pedro-xisto-para-e-m-de-melo-e-castro> Acedido: 25/10/2013.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs publiant dans Texto digital donnent leur accord aux dispositions suivantes :
1. Ils conservent les droits d'auteur pour les publications ultérieures, tout en accordant à Texto digital les droits pour la première publication selon les termes de la Licence Creative Commons - Attribution 4.0 international.
2. La Licence Creative Commons - Attribution 4.0 international permet de copier et de redistribuer le matériel sur tout support ou format, ainsi que faire des adaptations, pour toute finalité.
3. Il est autorisé aux auteurs d’assumer d’autres engagements visant à la distribution de la version du document publié par Texto digital dans d’autres plate-formes, tels un répositoire institutionnel ou même un livre collectif, pourvu qu’on y fasse informer explicitement les références de la publication originale dans notre revue.