"Por um feminismo que queima cuecas": um estudo semiolinguístico da crítica teatral digital
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2017v13n2p54Resumo
Este trabalho tem o objetivo de analisar o contrato comunicacional de uma crítica teatral digital. Para tanto, partimos de postulações da Teoria Semiolinguística, principalmente das noções de sujeitos da linguagem e estratégias enunciativas presentes em Charaudeau (2001 [1984], 2005 [1983] e 2015 [1983; 1992]). O texto conta ainda com pensadores sobre a crítica teatral, tais como Garcia (2004) e Small (2015), bem como de teóricos que refletem sobre as modificações comunicacionais advindas das novas tecnologias, como Lévy (1999) e Castells (2000). Por meio da análise apreendida foi possível constatar que os sujeitos produzem atos de linguagem operando no nicho dos profissionais do teatro e da escrita crítica, do público teatral e de estudiosos ou interessados dessas duas áreas. A conclusão é de que o sujeito comunicante do corpus em estudo se apresenta como gatewatcher (BRUNS, 2003) e como uma enunciadora compreendida como uma crítica teatral ignorante (SMALL, 2015), por comunicar para todo tipo de público.Referências
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