Fluxos rizomáticos: potencialidades e limites para a circulação, apropriação e criação cultural
DOI :
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2020v16n1p36Résumé
O texto é um ensaio que busca refletir sobre aspectos relativos à produção, circulação e apropriação de conteúdos culturais no mundo contemporâneo. Inicialmente apresenta as concepções de dois autores que marcaram uma inflexão nos estudos acerca dos processos culturais por defenderem o protagonismo dos leitores/consumidores: Michel de Certeau e Henry Jenkins. A seguir, desenvolve aspectos relacionados aos desafios que esse tipo de protagonismo cultural tem que enfrentar no contexto sociotécnico contemporâneo, relacionados aos conceitos de “cultura da convergência” e “cultura do algoritmo”, permeados por aspectos relativos às características simultaneamente globais e locais da internet. Conclui apontando o caráter político desses processos, considerando a internet como o campo mais recente das lutas culturais.Références
ALMEIDA, Marco Antônio de. Práticas infocomunicacionais e mediações na cultura da convergência. Revista do Centro de Pesquisa e Formação do SESC. São Paulo: SESC, n.07, 2018, p. 228-242.
ALMEIDA, Marco Antônio de. Processos culturais & Convergências tecnosociais. Revista do Centro de Pesquisa e Formação do SESC. São Paulo: SESC, n.03, 2016, p. 142-158.
ANDERSON, Chris. Cauda longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
BLOOM, Harold. A angústia da influência: uma teoria da poesia. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
BORGES, Jorge Luis. Ficções. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutemberg à Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editores, 2004.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. Petrópolis (RJ): Vozes, 1994.
DELEUZE, Giles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs (Capitalismo e Esquizofrenia) Vol. 1. São Paulo: Editora 34, 1995.
ECO, Umberto. Sobre os espelhos e outros ensaios. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.
HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Loyola, 1992.
JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
JENKINS, Henry. Invasores de textos: fãs e cultura participativa. Nova Iguaçu (RJ): Marsupial, 2015.
JENKINS, H.: GREEN, J.; FORD, S. Cultura da conexão. São Paulo: Aleph, 2014.
LÈVY, Pierre: Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
MARTEL, Frédéric. Smart: o que você não sabe sobre a internet. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
MORIN, Edgar. Cultura de massa no século XX vol. 1: Neurose. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1978.
MOROZOV, Evgeny. Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu Editora, 2018.
PARISER, Eli. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2012.
WILLIAMS, Raymond. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
YÚDICE, George. A conveniência da cultura: usos da cultura na era global. Belo Horizonte: UFMG, 2006.
YÚDICE, George. Internet en manos de sectores privados hoy está disputando el poder a los Estados. Entrevista a Karina Wroblewski. La Nación, Argentina, 17/05/2015. Disponível em: http://www.lanacion.com.ar/1792906-internet-hoy-esta-disputando-el-poder-a-los-estados. Acesso em: 01/06/2015.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs publiant dans Texto digital donnent leur accord aux dispositions suivantes :
1. Ils conservent les droits d'auteur pour les publications ultérieures, tout en accordant à Texto digital les droits pour la première publication selon les termes de la Licence Creative Commons - Attribution 4.0 international.
2. La Licence Creative Commons - Attribution 4.0 international permet de copier et de redistribuer le matériel sur tout support ou format, ainsi que faire des adaptations, pour toute finalité.
3. Il est autorisé aux auteurs d’assumer d’autres engagements visant à la distribution de la version du document publié par Texto digital dans d’autres plate-formes, tels un répositoire institutionnel ou même un livre collectif, pourvu qu’on y fasse informer explicitement les références de la publication originale dans notre revue.