Identidades em jogo: o papel dos desenvolvedores no processo de formação de identidades em jogos digitais

Autores

  • Helena Carvalhais Menezes Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2022.e83744

Palavras-chave:

Construção de Identidades, Jogos digitais, Regras do Jogo, Mecânicas de Jogo

Resumo

Neste artigo, será estudado o processo de construção de identidades projetivas em Littlewood, um jogo digital criado por Sean Young e publicado pela SmashGames. Segundo o pesquisador estadunidense James Paul Gee, a identidade projetiva é aquela construída dentro do jogo em consequência da interação entre o jogador (mundo concreto) e a personagem (mundo digital). A proposta deste artigo é mostrar por meio de um estudo de caso que o papel dos desenvolvedores é fundamental durante a gênese dessa identidade, já que são eles quem determinam as regras do jogo e disponibilizam as ferramentas práticas que o jogador utiliza para interagir com o mundo digital.

Biografia do Autor

Helena Carvalhais Menezes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Aluna de mestrado no programa de pós-graduação em Estudos de Linguagem (Linha IV) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Graduada em História (Licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

Referências

CANOSSA, Alessandro; DRACHEN, Anders. Patterns of Play: Play-Personas in User-Centred Game Development. In: DIGRA CONFERENCE, 4., 2009, Londres. Proceedings [...]. Londres: DiGRA, 2009. V. 5, p. 1-10. Disponível em: http://www.digra.org/digital-library/publications/patterns-of-play-play-personas-in-user-centred-game-development/. Acesso em: 10 nov. 2020.

GEE, J. P. Learning and Identity: What Does It Mean to Be a Half-Elf? In: GEE, J. P. What Video Games Have to Teach Us About Learning and Literacy. Nova York: Palgrave Macmillan, 2004. p. 51-71.

HOUSECAT, Just a. The game is overwhelming and underwhelming at the same time. Novo México, 02 mar 2021. Steam: usuário do Steam. Disponível em: https://steamcommunity.com/profiles/76561198055367776/recommended/894940/. Acesso em: 14 mar. 2022.

JUUL, Jesper. Introdução. In: JUUL, Jesper. Half-Real: Video Games between Real Rules and Fictional Worlds. Cambridge: MIT, 2005. p. 1-22.

LINKTHEORIGINAL. If you took Harvest Moon or Stardew Valley and removed all time limits and pressure from them, Littlewood is what you would get. [s.l.], 26 jul. 2021. Steam: usuário do Steam. Disponível em: https://steamcommunity.com/id/linktheoriginal/recommended/894940/. Acesso em: 14 mar. 2022.

MEASURE. This game feels like it has very little exploration, and way more to do than you can accomplish in a day of work. Covington, 11 fev. 2021. Steam: usuário do Steam. Disponível em: https://steamcommunity.com/id/measure/recommended/894940/. Acesso em: 14 mar. 2022.

NØRGÅRD, R. T. The Joy of Doing: the corporeal connection in player-avatar identity. In: PHILOSOPHY OF COMPUTER GAMES, 5., 2011, Atenas. Proceedings [...]. Atenas: [S.N.], 2011. p. 1-15. Disponível em: https://gameconference2011.files.wordpress.com/2010/10/thejoy1.pdf. Acesso em: 19 nov. 2020.

RAH, Hazel. Pretty much just a condensed Stardew Valley experience. Ontário, 04 dez. 2020. Steam: usuário do Steam. Disponível em: https://steamcommunity.com/profiles/76561198035583056/recommended/894940/ Acesso em: 14 mar. 2022.

SICART, Miguel. Defining Game Mechanics. Game Studies, [S.l.], v. 8, n. 2, [n.p.], dez. 2008. Disponível em: http://gamestudies.org/0802/articles/sicart. Acesso em: 06 nov. 2020.

YOUNG, Sean. Littlewood Dev Shares Exclusive Details. [Entrevista concedida a] Fawzi Itani. My Potato Games, [s.l.], abr. 2019a. Disponível em: https://mypotatogames.com/littlewood-dev-shares-exclusive-details/. Acesso em: 28 nov. 2020.

YOUNG, Sean. An Interview with Littlewood’s Sean Young. [Entrevista concedida a] Fawzi Itani. Medium, San Francisco, jan. 2019b. Disponível em: https://medium.com/@fawzitani/an-interview-with-littlewoods-sean-young-73aac698f74. Acesso em: 29 nov. 2020.

ZACCHI, Vanderlei J. Identidade em Jogos Digitais: entre a identificação e a mecânica do jogo. Línguas e Letras, Cascavel, v. 19, n. 44, p. 114-138, jan. 2018. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/20411. Acesso em: 27 out. 2020.

Downloads

Publicado

2022-11-09