The Trope Tank: A Laboratory with Material Resources for Creative Computing
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2014v10n2p53Resumo
Os princípios para organização e uso de um laboratório com recursos computacionais materiais se interconectam. Enquanto instalação, o Trope Tank funciona como um laboratório para o ensino, pesquisa e colaboração criativa que oferece hardwares das décadas de 1970, 1980 e 1990 (todos em funcionamento e configurados para uso), incluindo sistemas de videogame, computadores domésticos, e uma cabine de arcade. Para auxiliar na investigação da história material dos textos, o laboratório tem uma pequena tipografia do século XIX, uma máquina de escrever, um terminal de impressão e impressoras matriciais. Outros recursos incluem controles, periféricos, manuais, livros e software em mídia física. Tais recursos são utilizados para o ensino, emprestados para exposições e apresentações locais, sendo também acessíveis a pesquisadores e artistas. O espaço é essencialmente um laboratório (em vez de uma biblioteca, estúdio, ou um museu), dessa forma, os materiais são organizados pela plataforma e uso pretendido. As informações textuais acerca do contexto histórico dos sistemas disponíveis e recursos são configuradas para permitir a fácil operação, e até mesmo o uso ocasional, por pesquisadores, professores, estudantes e artistas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.