Algorithms, viralization and psychic contagion: the worsening of the industrialization of the spirit

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2020v16n2p93

Abstract

The article presents an analysis of the search data of users presented on Google Trends and Facebook and relates them to the current discussion of the role and impact of the algorithms. The relevance of this relationship is considered for the diagnosis of the emergence of specific symbolic contents of the Imaginary, on the one hand, and, on the other, of the use of what we could call psychic contagion strategies, such as verified in the mass communication phenomena. Considering that it is possible to identify these symbolic outbreaks in indicators such as G. Trends and Facebook ads, we reflect on the possible use of this data by institutions (Google and Facebook and their customers) in strategies for suggesting and maneuvering social agendas, as well as the affection that these guidelines call for. Therefore, starting from descriptions presented by the managers of these platforms, a theoretical discussion is proposed about their validity as methodological tools for the Studies of the Imaginary.

Author Biographies

Malena Contrera, UNIP-SP

Malena Segura Contrera é doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Realizou pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob supervisão do Prof. Dr. Muniz Sodré (bolsa CNPq, 2007-2008) e estágios de pesquisa em Sevilha, Espanha, sobre Política da Comunicação (2000), em Viena, Áustria, sobre Multiculturalismo e Mídia (1998) e em Berlin, Alemanha, sobre Mimese e Rituais Mediáticos (2010). É também especialista em Psicologia Junguiana (FACIS-IJEP, 2013) e terapeuta junguiana. Atualmente é professora titular dos cursos de mestrado e doutorado em Comunicação da Universidade Paulista. Foi durante vários anos (até 2006) professora da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde implantou e coordenou o curso de Jornalismo (1999 a 2004). Seus interesses de pesquisa são Teoria da Comunicação, Culturas Arcaicas, Cultura Contemporânea, Mídia Eletrônica (televisão em especial), Mitologia e Psicologia Junguiana. É autora dos livros O mito na mídia (1996), Mídia e Pânico (2002), Jornalismo e Realidade (2004), Mediosfera (2010) e de diversos outros artigos e capítulos de livros em coletâneas e revistas científicas, tanto no Brasil como no Chile e na Espanha. É membro do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Semiótica da Cultura e da Midia, da PUC/SP (CISC) desde sua fundação (1992), e atual líder do Grupo de Pesquisa em Mídia e Estudos do Imaginario, da UNIP (desde 2005). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

Leonardo Torres, UNIP

Doutor em Comunicação e Cultura Midiática da Universidade Paulista de São Paulo. Foi Bolsista CAPES PROSUP. É também mestre em Comunicação pela mesma universidade. No mestrado, foi gratificado com Bolsa da CAPES PROSUP - dedicação exclusiva. É Representante Discente no Doutorado. Pós-graduando em Psicologia Analítica pelo Instituto Junguiano e Ensino e Pesquisa. Possui graduação em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Dom Bosco do Rio de Janeiro. Produziu eventos como TEDxAEDB, IX Simpósio da ABCiber e VI ComCult. Pesquisa o imaginário técnico e tecnológico, a tecnossacralidade e suas relações na sociedade e na cultura. E também, pesquisa o Contágio Psíquico e Imaginário. É membro do Grupo de Pesquisa Mídia e Imaginário. E ainda, é/foi docente na pós-graduação e na graduação em Universidades de São Paulo. ReseacherID: G-7222-2018.

References

AMADEU, S. Tudo Sobre Todos: redes digitais, privacidade e venda de dados pessoais. São Paulo: Ed. Sesc, 2017.

BAITELLO JUNIOR, N. O animal que parou os relógios. São Paulo: Annablume, 1999.

BENJAMIN, W. O Capitalismo como Religião. São Paulo: Boitempo, 2013.

BEZERRA, B. B.; COSTA, J. S. F. Agendamento Íntimo: a viralização das notícias de celebridades. Revista Temática. Ano IX, n. 7, 2013.

CARR, N. A Geração Superficial: o que a internet está fazendo com os nossos cérebros. Rio de Janeiro: Agir, 2011.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

CHOI, H.; VARIAN, H. ‘Predicting Initial Claims for Unemployment Insurance Using Google Trends’, Technical report Google, 2009. Disponível em: http://research.google.com/archive/papers/initialclaimsUS.pdf. Acesso em: 15 jul. 2020.

CHOI, H.; VARIAN, H. Predicting the Present with Google Trends. The Economic Record. v. 88. 2012. doi: 10.1111/j.1475-4932.2012.00809.x. Disponível em: https://static.googleusercontent.com/media/www.google.com/pt- BR//googleblogs/pdfs/google_predicting_the_present.pdf. Acesso em: 15 set. 2018.

CONTEÚDO Google Trends. 2018. Disponível em: https://www.dropbox.com/sh/ane4532wf48jbja/AAD-9YpzR4WMQ9D_cnUUncKga?dl=0. Acesso em: 20 jul. 2020.

CONTRERA, M. S.; TORRES, L. O zumbi no imaginário mediático: Zumbi e Pulsão de Morte na Sociedade Mediática. E-Compós. v. 22, n. 1, 2018. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1599. Acesso 22 jul. 20.

CONTRERA, M.; TORRES, L. Imaginário e Contágio Psíquico. Revista Intexto. n.40. 2017. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/73671/43474. Acesso 22 jul. 2020.

CONTRERA, M.; TORRES, L. SOB AS ASAS DE TÂNATOS: o que a obsessão pelo tema da morte revela. COMPÓS, 2019. Disponível em: http://www.compos.org.br/biblioteca/trabalhos_arquivo_BYW4RJLIFVMEA3F5DTZ3_28_7342_13_02_2019_12_43_30.pdf. Acesso em: 08 ago. 2020.

CONTRERA, M. S. Zumbis, vampiros e seres da cultura mediática. Revista Líbero. São Paulo, v. 18, n. 36, p. 9-14, 2015. Disponível em: https://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2015/12/TC.-MALENA-CONTRERA.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.

DAMÁSIO, A. O Mistério da Consciência. São Paulo: Cia. das Letras, 2000.

DURAND, G. As estruturas antropológicas do imaginário. Introdução à arquetipologia geral. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

ELIAS, N. O Processo Civilizador: uma história dos costumes. Vol. 1. Rio de Janeiro: Zahar, 1994a.

ELIAS, N. O Processo Civilizador: formação do estado e civilização. Vol. 2. Rio de Janeiro: Zahar, 1994b.

FREUD, S. A psicoterapia da histeria. Rio de Janeiro: Imago, 1980.

G1 Gabriela Pugliesi. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2020/04/27/perfil-de-gabriela-pugliesi-no-instagram-sai-do-ar.ghtml. Acesso em: 10 jul. 2020.

GOOGLE Conferência. Step Inside AdWords Livestream. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_5eXnF5RdFI. Acesso em: 20 set. 2018.

GOOGLE Flu Trends. 2018. Disponível em: https://www.google.org/flutrends/about/. Acesso em: 20 set. 2018.

GOOGLE Trends Answer. 2018. Disponível em: https://support.google.com/trends/answer/4359550. Acesso em: 1 ago. 2020.

GOOGLE Trends e Compra de Bitcoin. 2020. Disponível em: https://trends.google.com.br/trends/explore?date=today%205-y&q=buy%20bitcoin. Acesso em: 20 jul. 2020.

GOOGLE Trends e Compra de Ouro. 2020. Disponível em: https://fortune.com/2017/11/07/bitcoin-asset-buy-gold-cme/. Acesso em: 20 jul. 2020.

HARARI, Y. N. 21 Lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

HARARI, Y. N. Homo Deus: uma breve história do amanhã. São Paulo: Companhia das Lestas, 2016.

HISTÓRIA do Google. 2020. Disponível em: https://olhardigital.com.br/noticia/google-historia-curiosidades-e-tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-o-buscador/80732 Acesso 15 jul 2020. Acesso em: 10 fev. 2020.

IDEIA Big Data/Avaaz. 2019. Disponível em: https://www.brasil247.com/brasil/84-dos-eleitores-de-bolsonaro-acreditam-no-kit-gay-diz-pesquisa. Acesso em 20 jul. 2020.

JUNG, C. G. A Natureza da Psique. Disponível em: http://bit.ly/2BfWXeS. Acesso 22 nov. 2017.

JUNG, C. G. Aspectos do drama contemporâneo. Petrópolis: Vozes, 2011b.

JUNG, C. G. O espírito na arte e na ciência. Petrópolis: Vozes, 2011c.

JUNG, C. G. O Eu e o Inconsciente. Petrópolis: Vozes, 2011a.

JUNG, C. G. Símbolos da Transformação. Petrópolis: Editora Vozes, 1995.

JUNG, C. G. A Vida Simbólica. Petrópolis: Editora Vozes, 2013.

KAMPER, D. Corpo. Acesso em: 10 de set de 2015.

KAMPER, D. O Trabalho Como Vida. Ana Blume: São Paulo, 1998.

LAZER, David et al. The Parable of Google Flu: Traps in Big Data Analysis. Science. v. 343, n. 6176, p. 1203-1205, 2018. DOI: 10.1126/science.1248506. Disponível em: http://science.sciencemag.org/content/sci/343/6176/1203.full.pdf. Acesso em: 20 set. 2016.

MEEKER, M. Internet Trends 2018. 2018. Disponível em: https://pt.slideshare.net/kleinerperkins/internet-trends-report-2018-99574140. Acesso em: 01 jul. de 2020.

MIKLOS, Jorge. Ciber-religião: A construção de vínculos religiosos na cibercultura. 1a. ed. São Paulo: Ideias e Letras, 2012.

MORIN, E. Cultura de massas no século XX. São Paulo: Forense-Universitária, 1990.

MORIN, E. O Enigma do homem: para uma nova antropologia. Rio de Janeiro, Zahar, 1975.

MORIN, E. O Método V: A Humanidade da Humanidade: a identidade humana. Trad. Juremir Machado da Silva. 5aed. Porto Alegre: Sulina. 2012.

MORIN, E. O paradigma perdido - a natureza humana. Lisboa: Publ. Europa-América, 1975.

MORIN, E. Sônambulos. 2020. Disponível em: https://www.fronteiras.com/entrevistas/seguimos-como-sonambulos-e-estamos-indo-rumo-ao-desastre-diz-edgar-morin. Acesso em 20 jul. 2020.

NEUMANN, E. História da origem da consciência. São Paulo: Cultrix, 2014.

PORTELA, K. G. B.; MARQUES, M. G. Produção cultural na internet: colaboração, consumo e interação comunicativa. Campo Grande: XVII Intercom, 2015.

RIBEIRO, M. A. et al. As marcas na onda da viralização. Manaus: XXXVI Intercom, 2013.

ROSA, F. G.; TORRES, L. . Contágio Imaginário: comoções coletivas da Grande Mãe nos rituais marianos. Paulus: Revista de Comunicação da FAPCOM, v. 4, n. 7, 2020.

RÜDIGER, F. Introdução às Teorias da Cibercultura: perspectivas do pensamento tecnológico contemporâneo. Porto Alegre: Sulina, 2007.

SEIFTER, Ari; SCHWARZWALDER, Alison, GEIS, Kate; AUCOTT, John. The utility of “Google Trends” for epidemiological research: Lyme disease as an example. Revista Geospatial Health. v. 4, n. 2, p. 135-137, 2010. Disponível em: http://www.geospatialhealth.net/index.php/gh/article/view/195. Acesso em: 06 fev. 2018.

SERASA Experian. 2019. Disponível em: https://www.serasaexperian.com.br/sala-de- imprensa/hitwise-divulga-top-10-buscadores-preferidos-por-usu%25c3%25a1rios-de-internet-em- julho-no-brasil-9. Acesso em: 02 jun. 2020.

SILVA, M. R. TROMPE-L?OEIL: (in)visibilidade da Umbanda na cultura brasileira. Revista Líbero, v. 22, p. 44-55, 2019. Disponível em: http://seer.casperlibero.edu.br/index.php/libero/article/view/1092/1060. Acesso em: 20 jul. 2020.

SILVA, S. P. Comunicação digital, economia de dados e a racionalização do tempo: algoritmos, mercado e controle na era dos bits. Revista Contracampo, v. 38, n. 1, 2018. Disponível em: http://ctpol.unb.br/wp-content/uploads/2019/07/2019_SILVA_Contracampo.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020.

SILVA, Nelito Falcão. Marketing viral: quando os internautas são a melhor propaganda. 2008. 171 f. Dissertação (Mestrado em Teorias e Tecnologias da Comunicação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

SILVA, A. N. Unboxing Pandora: o imaginário sobre o universo feminino das Influenciadoras Digitais brasileiras. Tese apresentada a Universidade Paulista. Ano de obtenção: 2020.

SODRÉ, M. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis/RJ: Vozes, 2013.

TORRES, Ton. O Fenômeno dos Memes. 2017. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v68n3/v68n3a18.pdf. Acesso em: 22 jun. 2020.

VIRILIO, P. Velocidade e Política. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.

WAAL, F. A Era da Empatia. São Paulo: Cia. das Letras, 2012.

WENG, L. et al. Competition among memes in a world with limited attention. Scientific Reports, v. 2, n. 335, 2012. Disponível em: http://www.nature.com/scientificreports. Acesso em: 22. Nov. 2017.

Published

2020-12-22