A semântica e o ensino de Língua Portuguesa

Autores

  • Karen Neves Olivan UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2009v10n1p45

Resumo

Demonstrar a necessidade de enfoque semântico nas atividades contempladas no ensino de Língua Portuguesa é o ponto gerador deste artigo, que visa à apresentação de possibilidades de inserção dessa área no planejamento das aulas, a partir da análise de materiais didáticos. Como aporte teórico, apresenta-se a conceituação de elementos semânticos tais como relações de sinonímia, ambiguidade e operadores argumentativos. De forma intercalada à descrição teórica, apresenta-se a análise de doze livros da coletânea Português: linguagens, de Cereja e Magalhães, elaborados em consonância aos pressupostos teórico-metodológicos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).Como conclusão, sugere-se a extrapolação dos exercícios de cunho morfológico e sintático para atividades que propiciam maior reflexão sobre a língua, o que será possível pela ampliação do espaço destinado à semântica na disciplina.

 

Biografia do Autor

Karen Neves Olivan, UFSC

Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2006), é mestranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós-graduanda em Estudos Linguíticos e Literários Aplicados em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Atualmente é professora de português do Ensino Médio do Colégio Cruz e Sousa.

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Publicado

2010-02-17

Edição

Seção

Artigos