A semântica e o ensino de Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2009v10n1p45Abstract
Demonstrar a necessidade de enfoque semântico nas atividades contempladas no ensino de Língua Portuguesa é o ponto gerador deste artigo, que visa à apresentação de possibilidades de inserção dessa área no planejamento das aulas, a partir da análise de materiais didáticos. Como aporte teórico, apresenta-se a conceituação de elementos semânticos tais como relações de sinonímia, ambiguidade e operadores argumentativos. De forma intercalada à descrição teórica, apresenta-se a análise de doze livros da coletânea Português: linguagens, de Cereja e Magalhães, elaborados em consonância aos pressupostos teórico-metodológicos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).Como conclusão, sugere-se a extrapolação dos exercícios de cunho morfológico e sintático para atividades que propiciam maior reflexão sobre a língua, o que será possível pela ampliação do espaço destinado à semântica na disciplina.
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