Uma breve revisão histórica do papel das videoaulas na EaD no Brasil

Autores

  • Aline Cassol Daga UFSC
  • Michelle Donizeth Euzébio UFSC
  • Josias Ricardo Hack UFSC
  • Simone Lesnhak Krüger UFSC
  • Ana Paula Kuczmynda da Silveira UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2010v11n2p53

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o papel que tem ocupado a produção e veiculação de videoaulas dentro do panorama da Educação a Distância no Brasil, principalmente no contexto de programas nacionais destinados à educação de jovens e adultos, tanto no que concerne à formação discente, quanto no que concerne à formação continuada de professores em atuação nas redes públicas de ensino. Para tanto, o artigo se divide em dois capítulos: no primeiro capítulo revisitamos a trajetória do programa Telecurso em suas três versões – Telecurso 2º grau e Telecurso 1º Grau, Telecurso 2000, Novo Telecurso; no segundo capítulo discutimos os programas de EaD vinculados à formação do professor em serviço.

Biografia do Autor

Aline Cassol Daga, UFSC

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFSC

Michelle Donizeth Euzébio, UFSC

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFSC.

Josias Ricardo Hack, UFSC

Professor de Graduação e de Pós-Graduação na UFSC.

Simone Lesnhak Krüger, UFSC

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFSC.

Ana Paula Kuczmynda da Silveira, UFSC

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFSC.

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Publicado

2010-05-03

Edição

Seção

Artigos