Práticas escolares no ensino da leitura:tensões, obstáculos e desafios
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2010v11n2p01Resumo
Diante da aparente “crise da leitura” que caracteriza o sistema escolar, muitos professores buscam exemplos de “sucesso”, quer em teorizações propagadas por cursos de formação, quer em modelizações de práticas pedagógicas divulgadas em cursos dessa natureza, para tentar “melhorar” o desempenho dos alunos em leitura. Esse procedimento, que, à luz de Petit Jean (2008), compreende-se passível de classificação como transposição didática, nem sempre funciona na prática de sala de aula. Em busca de entender o porquê dessa dificuldade e a complexidade que envolve o processo de formação de leitores, este artigo traz o recorte inicial de uma pesquisa qualitativa, de natureza interpretativista, e tem como instrumentos de geração de dados observação participante de 10 aulas de Língua Portuguesa de uma 7º série de uma escola estadual do município de São José (SC), além de entrevistas e notas de campo. Pretende-se discutir questões implicadas na prática da professora participante da pesquisa: base teórica da ação didática centrada no conceito de gêneros discursivos sob a concepção dialógica de Bakhtin; prevalência da transposição didática em lugar da elaboração didática; e o papel do professor como mediador na formação de leitores. Os resultados deste recorte permitem compreender particularidades do sistema de ensino escolar possivelmente intervenientes nessa aparente “crise da leitura”, tais como o conhecimento efetivo da teoria bakhtiniana por parte do professor e sua familiarização com os gêneros trabalhados; concepções polemizáveis de leitura; prevalência de transposição didática; entre outros fatores relevantes.
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