A abordagem do gênero em dois livros destinados ao ensino de língua portuguesa no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2008v9n1p1Resumo
Este artigo tem aporte teórico na teoria dos gêneros do discurso, conforme sugerida por Bakhtin, e objetiva discutir a abordagem do gênero em dois livros de Língua Portuguesa recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio – PNLEM – para adoção, em todo o território nacional. Para tanto, partiu-se de uma reflexão sobre o papel do livro didático na mediação do ensino/aprendizagem e sobre a discussão teórico-metodológica encetada pelos documentos oficiais de ensino para o ensino médio a respeito da abordagem do gênero em práticas de leitura, escuta e produção textual. Análise dos livros didáticos concentrou-se na abordagem do gênero no manual do professor e nas atividades de leitura e produção textual. Percebeu-se que a confusão terminológica que cerca a questão do gênero, envolvendo termos como – tipo textual, seqüência textual, gênero textual – a despeito de diferenças conceituais entre eles, vê-se refletida na forma como o gênero é abordado nas atividades de leitura e produção do texto, as quais se centralizam mais em aspectos textuais do que em aspectos interacionais.
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