A intuição de crianças e adultos na interpretação dos numerais: uma questão semântica ou pragmática?

Autores

  • Leandra Cristina de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carine Haupt Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2008v9n1p65

Resumo

Neste artigo, propomos uma discussão sobre a interpretação que os indivíduos fazem dos numerais. Conforme a teoria neo-griceana, ‘um número x’ significa ‘pelo menos x’, e a interpretação ‘exatamente x’ é concebida pragmaticamente. Em contra partida, há estudos que contestam essa abordagem, defendendo que ‘um número x’ significa ‘exatamente x’; determinados contextos, entretanto, podem gerar a interpretação de ‘pelo menos x’. Deste modo, aplicamos um teste com crianças e adultos com o objetivo de verificar: i) se o numeral pode gerar diferentes interpretações conforme o contexto em que ele está inserido ii) se crianças e adultos interpretam da mesma forma os numerais. Em seguida, relacionamos os resultados com as teorias apresentadas.

Biografia do Autor

Leandra Cristina de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda na área de Texto e ensino do Programa de Pós-graduação em Lingüística da Universidade Federal de Santa Catarina

Carine Haupt, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda na área de Lingüística de Corpus do Programa de Pós-graduação em Lingüística da Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

2008-04-03

Edição

Seção

Artigos