A intuição de crianças e adultos na interpretação dos numerais: uma questão semântica ou pragmática?

Autores/as

  • Leandra Cristina de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carine Haupt Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2008v9n1p65

Resumen

Neste artigo, propomos uma discussão sobre a interpretação que os indivíduos fazem dos numerais. Conforme a teoria neo-griceana, ‘um número x’ significa ‘pelo menos x’, e a interpretação ‘exatamente x’ é concebida pragmaticamente. Em contra partida, há estudos que contestam essa abordagem, defendendo que ‘um número x’ significa ‘exatamente x’; determinados contextos, entretanto, podem gerar a interpretação de ‘pelo menos x’. Deste modo, aplicamos um teste com crianças e adultos com o objetivo de verificar: i) se o numeral pode gerar diferentes interpretações conforme o contexto em que ele está inserido ii) se crianças e adultos interpretam da mesma forma os numerais. Em seguida, relacionamos os resultados com as teorias apresentadas.

Biografía del autor/a

Leandra Cristina de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda na área de Texto e ensino do Programa de Pós-graduação em Lingüística da Universidade Federal de Santa Catarina

Carine Haupt, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda na área de Lingüística de Corpus do Programa de Pós-graduação em Lingüística da Universidade Federal de Santa Catarina

Publicado

2008-04-03

Número

Sección

Artigos