A interação semântica entre tópico e veículo influencia a forma como se interpreta a metáfora?

Autores

  • Sonia Regina Victorino Fachini PUC-SP Bolsista CNPq

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2008v9nespp49

Resumo

O presente artigo visa apresentar os resultados de um estudo empírico realizado com sujeitos destros normais e sujeitos destros com lesão no hemisfério direito em duas tarefas de compreensão de metáforas. Um dos objetivos da investigação era verificar se a interação semântica entre tópico e veículo influencia a forma como se interpreta a metáfora (MOURA 2005, 2006). Catorze metáforas com relativo grau de convencionalidade, todas do tipo “X é P”, foram selecionadas para compor os instrumentos de pesquisa, desenvolvidos para este estudo. Os resultados obtidos sugerem que tipos de combinações entre tópicos e veículos orientam a forma de interpretação da metáfora, principalmente para as metáforas com elevado grau de convencionalidade, corroborando a proposta de Moura (2005,2006).

Biografia do Autor

Sonia Regina Victorino Fachini, PUC-SP Bolsista CNPq

Graduada em Letras (UNESP), Mestrado em Lingüística (UFSC) e Doutoranda em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUCSP). Professora dos cursos de Pedagogia e Administração do Instituto Superior Tupy - Sociesc, Joinville-SC.

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Publicado

2009-04-03

Edição

Seção

Artigos