Livro didático: três propostas para se trabalhar com textos

Autores

  • Karen Neves Olivan UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2009v10n2p81

Resumo

Este trabalho traz uma análise das metodologias de ensino presentes em três livros didáticos da 5ª série (6º ano) do Ensino Fundamental, observando se a seleção e a organização dos conteúdos estão de acordo com os eixos norteadores dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Como objeto de análise, são observadas as propostas de atividades textuais, tendo como aporte teórico a teoria de gêneros textuais. O trabalho é composto de duas partes de análise destinadas à abordagem textual, iniciando pelos pressupostos teóricos da Linguística Textual e, em sequência, a análise das atividades propostas nos livros didáticos. Ao fim dos estudos, promove-se uma reflexão sobre a importância da escolha do livro didático, considerando a linha de trabalho adotada pela escola e pelo professor, bem como o público envolvido nesta relação pedagógica.

Biografia do Autor

Karen Neves Olivan, UFSC

Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2006), é mestranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós-graduanda em Estudos Linguíticos e Literários Aplicados em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Atualmente é professora de português do Ensino Médio do Colégio Cruz e Sousa.

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Publicado

2010-03-04

Edição

Seção

Artigos