Livro didático: três propostas para se trabalhar com textos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2009v10n2p81Abstract
Este trabalho traz uma análise das metodologias de ensino presentes em três livros didáticos da 5ª série (6º ano) do Ensino Fundamental, observando se a seleção e a organização dos conteúdos estão de acordo com os eixos norteadores dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Como objeto de análise, são observadas as propostas de atividades textuais, tendo como aporte teórico a teoria de gêneros textuais. O trabalho é composto de duas partes de análise destinadas à abordagem textual, iniciando pelos pressupostos teóricos da Linguística Textual e, em sequência, a análise das atividades propostas nos livros didáticos. Ao fim dos estudos, promove-se uma reflexão sobre a importância da escolha do livro didático, considerando a linha de trabalho adotada pela escola e pelo professor, bem como o público envolvido nesta relação pedagógica.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyrights belong to the authors, who allow the Working Papers em Linguística journal to publish their work. Total or partial reproduction requires the Editorial Board's authorization. Names and adresses in this website are exclusively used for the journal's purposes and are not available for other purposes and/or third parties.
![]()
This publication is licensed under Creative Commons - Attribution-NonCommercial - 4.0 International.