Produção textual na disciplina de Língua Portuguesa: concepção de professores de terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental

Autores

  • Eloara Tomazoni

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2010v11n1p33

Resumo

O tema desta proposta de estudo é descrever concepções docentes sobre o ensino e a aprendizagem da produção textual escrita na disciplina de Língua Portuguesa no terceiro e no quarto ciclos da Educação Básica em escolas estaduais de uma rede pública de ensino em município situado na região metropolitana de Florianópolis, no Sul do Brasil. O objetivo deste estudo é, à luz das teorizações que tratam do tema no campo da Linguística Aplicada, tanto quanto à luz do conteúdo de documentos educacionais oficiais em nível federal e estadual, descrever as concepções no que se refere a domínios ontológicos, teórico-epistemológicos e metodológicos. A pesquisa foi operacionalizada por meio de questionários entregues a seis professores de Língua Portuguesa de quatro escolas da Rede Estadual de ensino do município situado na região metropolitana de Florianópolis, no Sul do Brasil, e de entrevistas realizadas com dois desses professores. Os resultados apontam que os docentes têm certo conhecimento sobre as teorias, mas essas ainda não estão incorporadas na prática escolar. Tais resultados remetem a evidências significativas da histórica dissociação da ação escolar e dos estudos da esfera acadêmica, que parecem ainda não incidir na ação pedagógica.

Biografia do Autor

Eloara Tomazoni

Graduação em Letras Português e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística da mesma instituição. Membro do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada vinculado a mesma instituição.

Downloads

Publicado

2010-03-02

Edição

Seção

Artigos