Produção textual na disciplina de Língua Portuguesa: concepção de professores de terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2010v11n1p33Abstract
O tema desta proposta de estudo é descrever concepções docentes sobre o ensino e a aprendizagem da produção textual escrita na disciplina de Língua Portuguesa no terceiro e no quarto ciclos da Educação Básica em escolas estaduais de uma rede pública de ensino em município situado na região metropolitana de Florianópolis, no Sul do Brasil. O objetivo deste estudo é, à luz das teorizações que tratam do tema no campo da Linguística Aplicada, tanto quanto à luz do conteúdo de documentos educacionais oficiais em nível federal e estadual, descrever as concepções no que se refere a domínios ontológicos, teórico-epistemológicos e metodológicos. A pesquisa foi operacionalizada por meio de questionários entregues a seis professores de Língua Portuguesa de quatro escolas da Rede Estadual de ensino do município situado na região metropolitana de Florianópolis, no Sul do Brasil, e de entrevistas realizadas com dois desses professores. Os resultados apontam que os docentes têm certo conhecimento sobre as teorias, mas essas ainda não estão incorporadas na prática escolar. Tais resultados remetem a evidências significativas da histórica dissociação da ação escolar e dos estudos da esfera acadêmica, que parecem ainda não incidir na ação pedagógica.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyrights belong to the authors, who allow the Working Papers em Linguística journal to publish their work. Total or partial reproduction requires the Editorial Board's authorization. Names and adresses in this website are exclusively used for the journal's purposes and are not available for other purposes and/or third parties.
![]()
This publication is licensed under Creative Commons - Attribution-NonCommercial - 4.0 International.