<b>Trocas ortográficas relativas à sonoridade na escrita infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2011v12n1p11Resumo
As trocas ortográficas referentes ao traço de sonoridade são constantes nas escolas e clínicas fonoaudiológicas; conhecer melhor como elas incidem na escrita infantil beneficia professores e fonoaudiólogos. Assim, este artigo analisa produções escritas de crianças da 4ª série do ensino fundamental, buscando conhecer quais processos fonológicos (sonorização e dessonorização) e fonemas são mais frequentemente envolvidos nas trocas e entender a influência de condicionamentos linguísticos (padrão de tonicidade e contexto vocálico) e extralinguísticos (sexo) sobre tais processos. Na análise geral, não houve diferenças relacionadas ao sexo; foi observada uma tendência à dessonorização e maior porcentagem de trocas nas sílabas tônicas e no fonema seguido pela vogal /a/. Nas produções espontâneas, as trocas mais frequentes são relativas ao par fricativo labiodental, seguido dos plosivos alveolares e velares; nos ditados, os plosivos alveolares, os plosivos velares e os fricativos labiodentais; quando analisados em relação ao total de ocorrências, a maior prevalência de trocas recai sobre o plosivo velar sonoro.
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