<b>Trocas ortográficas relativas à sonoridade na escrita infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2011v12n1p11Abstract
As trocas ortográficas referentes ao traço de sonoridade são constantes nas escolas e clínicas fonoaudiológicas; conhecer melhor como elas incidem na escrita infantil beneficia professores e fonoaudiólogos. Assim, este artigo analisa produções escritas de crianças da 4ª série do ensino fundamental, buscando conhecer quais processos fonológicos (sonorização e dessonorização) e fonemas são mais frequentemente envolvidos nas trocas e entender a influência de condicionamentos linguísticos (padrão de tonicidade e contexto vocálico) e extralinguísticos (sexo) sobre tais processos. Na análise geral, não houve diferenças relacionadas ao sexo; foi observada uma tendência à dessonorização e maior porcentagem de trocas nas sílabas tônicas e no fonema seguido pela vogal /a/. Nas produções espontâneas, as trocas mais frequentes são relativas ao par fricativo labiodental, seguido dos plosivos alveolares e velares; nos ditados, os plosivos alveolares, os plosivos velares e os fricativos labiodentais; quando analisados em relação ao total de ocorrências, a maior prevalência de trocas recai sobre o plosivo velar sonoro.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyrights belong to the authors, who allow the Working Papers em Linguística journal to publish their work. Total or partial reproduction requires the Editorial Board's authorization. Names and adresses in this website are exclusively used for the journal's purposes and are not available for other purposes and/or third parties.
![]()
This publication is licensed under Creative Commons - Attribution-NonCommercial - 4.0 International.