O impacto das reformas político-educacionais do Brasil – 1925-1940 – no ensino de língua portuguesa

Autores

  • Josa Coelho Irigoite Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rosângela Pedralli Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2012v13n2p122

Resumo

É objeto da presente pesquisa a compreensão do possível impacto que as reformas político-educacionais ocorridas entre os anos de 1925 e 1940 tiveram sobre o ensino de Língua Portuguesa. Obviamente, como se trata de um estudo que tem por base histórias orais, acabam sendo contempladas, quando da análise de dados, remissões a outras disciplinas escolares. O trabalho tem como eixo as memórias dos períodos discente e docente de uma professora aposentada de 93 anos de idade. A metodologia empregada foi, assim, história oral (HO) gerada a partir de entrevista semiestruturada. O percurso analítico foi norteado pelo interesse em responder à seguinte questão de pesquisa: como as reformas políticas na educação do Brasil, no período entre 1925 e 1940, incidiram nas ações educativas da época, principalmente no que compete à disciplina de Língua Portuguesa?

Biografia do Autor

Rosângela Pedralli, Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis - Brasil

Doutoranda em Linguística Aplicada pela UFSC

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Publicado

2012-12-19

Edição

Seção

Artigos