Um estudo diacrônico da concepção de escrita e produção textual na revista nova escola

Autores

  • Ana Paula Flores Universidade Federal de Santa Catarina
  • Joice Eloi Guimarães Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2012v13n2p58

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar, por meio de uma seleção cronológica de textos da revista Nova Escola, as mudanças referentes às concepções e práticas de escrita nesse veículo de comunicação impresso. Para tanto, executamos o mapeamento e a análise de matérias que se referem à produção escrita no período compreendido entre 1986 e 2010, contrapondo-as às instruções presentes nos documentos oficiais que regem as práticas pedagógicas de Língua Portuguesa (LP) no período analisado. Foram utilizados os seguintes critérios de análise: concepção de escrita; gêneros textuais mais frequentes; a que série as atividades relatadas se referem; metodologia explicitada e, por fim, o peso dado à correção gramatical. Em linhas gerais, os resultados da análise apontaram que houve, por parte da revista, um movimento de apropriação das práticas de linguagem discutidas em cada período. Percebemos que o veículo, ainda que não simultaneamente, acompanhou as mudanças demandadas pela prática da disciplina LP e, ao longo dos anos, sua visão de produção textual é claramente modificada: o foco sai da redação (anos 1980) para um intenso trabalho com os gêneros textuais (anos 2000).

 

Biografia do Autor

Ana Paula Flores, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Formada em 2009 no curso de Jornalismo pela mesma instituição.

Joice Eloi Guimarães, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Letras, habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação pela mesma universidade.

Downloads

Publicado

2012-12-18

Edição

Seção

Artigos