Espanholismos no léxico do Brasil Central: contribuições do Projeto ALiB
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2013v14n2p133Resumo
Este trabalho discute a presença de unidades léxicas de base espanhola no falar da região Centro-Oeste do Brasil documentadas pelo Projeto Atlas Linguístico do Brasil, com vistas a verificar em que proporção a proximidade geográfica, histórica e cultural dos habitantes dessa região com populações provenientes de países de língua espanhola deixa vestígios no léxico. Orientando-se principalmente pelos princípios da Dialetologia, da Geolinguística e da Lexicologia, evidenciaram-se, nos dados empíricos, traços de influência espanhola na região, por meio do uso de espanholismos para designar elementos da fauna, revelando que tal influência reflete-se não somente na dança, na alimentação e nos hábitos, mas também no léxico, objeto deste estudo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de trabalhos publicados são dos autores, que cedem à Revista Working Papers em Linguística o direito de publicação, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial- 4.0 Internacional.