Relações entre fala e escrita na escola: análise da prática de uma professora do ensino fundamental

Autores

  • Laís Maria Álvares Rosal Botler Mestre em Educação pela UFPE
  • Lívia Suassuna UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CENTRO DE EDUCAÇÃO

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2013v14n3p1

Resumo

Objetivamos, no presente artigo, descrever e analisar o modo como uma professora do ensino fundamental de uma escola pública do Estado de Pernambuco aborda a oralidade e suas relações com a escrita em sua sala de aula, pondo em relevo inovações que consideramos importantes para o contexto geral do ensino de português como língua materna. Baseamo-nos em apontamentos teóricos, dentre outros, de Marcuschi (2010); Fávero, Andrade e Aquino (1999; 2011); Antunes (2003); e Braun (2003). No intuito de atingir esses objetivos, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfico, realizando observações de aulas de uma professora do Ensino Fundamental, com foco na maneira como ela aborda as relações entre a fala e a escrita em suas aulas. A análise dos dados indicou que: (a) a modalidade oral da língua foi tomada como objeto autônomo de ensino e suas relações de semelhança e diferença com a modalidade escrita foram discutidas com profundidade; (b) a formação inicial e continuada a que a professora teve acesso influenciou positivamente o seu trabalho; (c) as aulas em que a modalidade oral foi trabalhada e abordada em relação à escrita se mostraram como ricas oportunidades para que os alunos se colocassem por meio de suas falas e, assim, se constituíssem como construtores dos próprios discursos.

Biografia do Autor

Lívia Suassuna, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CENTRO DE EDUCAÇÃO

LÍVIA SUASSUNA é doutora em Linguística pela UNICAMP, professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, e do Programa de  Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Desenvolve pesquisas e orienta trabalhos na área de ensino-aprendizagem de língua portuguesa e de literatura. Tem várias publicações relativas a essa temática, na forma de artigos de periódicos, livros e capítulos de livros. Atua também no campo da formação de professores de português e literatura e atualmente dedica-se à avaliação institucional e da aprendizagem.

Downloads

Publicado

2013-12-05

Edição

Seção

Artigos