Relações entre fala e escrita na escola: análise da prática de uma professora do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2013v14n3p1Abstract
Objetivamos, no presente artigo, descrever e analisar o modo como uma professora do ensino fundamental de uma escola pública do Estado de Pernambuco aborda a oralidade e suas relações com a escrita em sua sala de aula, pondo em relevo inovações que consideramos importantes para o contexto geral do ensino de português como língua materna. Baseamo-nos em apontamentos teóricos, dentre outros, de Marcuschi (2010); Fávero, Andrade e Aquino (1999; 2011); Antunes (2003); e Braun (2003). No intuito de atingir esses objetivos, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfico, realizando observações de aulas de uma professora do Ensino Fundamental, com foco na maneira como ela aborda as relações entre a fala e a escrita em suas aulas. A análise dos dados indicou que: (a) a modalidade oral da língua foi tomada como objeto autônomo de ensino e suas relações de semelhança e diferença com a modalidade escrita foram discutidas com profundidade; (b) a formação inicial e continuada a que a professora teve acesso influenciou positivamente o seu trabalho; (c) as aulas em que a modalidade oral foi trabalhada e abordada em relação à escrita se mostraram como ricas oportunidades para que os alunos se colocassem por meio de suas falas e, assim, se constituíssem como construtores dos próprios discursos.
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