A prática social da leitura e os textos-motivadores na redação do ENEM: prerrogativas para o desempenho esperado na competência cinco?

Autores

  • Kelly Alexandra Scharf Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2014v15n1p14

Resumo

A presente pesquisa apresenta uma análise da relação entre a prática social de leitura, os textos-motivadores e o desempenho obtido pelos participantes do ENEM na competência 5.  Para tanto, foram considerados objetos desta pesquisa os relatórios pedagógicos, divulgados pelo INEP, no período compreendido entre 2000 e 2008, dos quais obtivemos os dados referentes às práticas sociais de leitura, bem como o desempenho dos participantes na competência 5. Concluindo a tríade para a análise, selecionamos os textos-motivadores constantes dos cadernos de prova para as redações do ENEM do mesmo período. Constituem-se como referencial um breve histórico sobre os estudos de letramento e a teoria dos gêneros do discurso. Por conseguinte, como observamos, a elaboração, aplicação e a avaliação das redações são feitas pelo governo. Logo, procedemos à análise do que dizem os documentos que parametrizam a Educação Básica no Brasil, a fim de relacioná-los ao referencial teórico. Por meio das teorias dos letramentos e dos gêneros do discurso, temos por objetivo verificar se há relação entre a prática social da leitura, os textos-motivadores e o desempenho na competência 5. O estudo possibilita entrever o quanto as práticas e eventos de letramento escolares distanciam-se, em certa medida, dos eventos de letramento requeridos socialmente, perpetuando as diferenças da pirâmide social.

Biografia do Autor

Kelly Alexandra Scharf, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestranda em Linguística Aplicada

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Publicado

2014-08-29

Edição

Seção

Artigos