A prática social da leitura e os textos-motivadores na redação do ENEM: prerrogativas para o desempenho esperado na competência cinco?
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2014v15n1p14Resumo
A presente pesquisa apresenta uma análise da relação entre a prática social de leitura, os textos-motivadores e o desempenho obtido pelos participantes do ENEM na competência 5. Para tanto, foram considerados objetos desta pesquisa os relatórios pedagógicos, divulgados pelo INEP, no período compreendido entre 2000 e 2008, dos quais obtivemos os dados referentes às práticas sociais de leitura, bem como o desempenho dos participantes na competência 5. Concluindo a tríade para a análise, selecionamos os textos-motivadores constantes dos cadernos de prova para as redações do ENEM do mesmo período. Constituem-se como referencial um breve histórico sobre os estudos de letramento e a teoria dos gêneros do discurso. Por conseguinte, como observamos, a elaboração, aplicação e a avaliação das redações são feitas pelo governo. Logo, procedemos à análise do que dizem os documentos que parametrizam a Educação Básica no Brasil, a fim de relacioná-los ao referencial teórico. Por meio das teorias dos letramentos e dos gêneros do discurso, temos por objetivo verificar se há relação entre a prática social da leitura, os textos-motivadores e o desempenho na competência 5. O estudo possibilita entrever o quanto as práticas e eventos de letramento escolares distanciam-se, em certa medida, dos eventos de letramento requeridos socialmente, perpetuando as diferenças da pirâmide social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de trabalhos publicados são dos autores, que cedem à Revista Working Papers em Linguística o direito de publicação, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial- 4.0 Internacional.