O canto dos vissungos: tradição e resistência

Autores

  • Ana Cláudia Fabre Eltermann Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2015v16n2p124

Resumo

O presente artigo tem como objetivo mostrar o papel político e identitário dos vissungos na cultura afro-brasileira. Primeiramente, fizemos uma contextualização histórica dos cantos, surgidos em meio aos serviços na mineração no interior do Brasil, entre os séculos XVII e XIX, bem como uma apresentação dos estudos mais significativos realizados, principalmente, por Aires da Mata Machado Filho e Lúcia Nascimento. A par­tir disso, pretendemos pensar nas línguas africanas empregadas nos vissungos como modo de resistência às formas de opressão e dominação presentes no período da escra­vidão, fazendo ainda uma reflexão sobre tradição oral e sobre a relação entre preservação e extinção de aspectos da cultura.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Fabre Eltermann, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas (licenciatura), pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística, na UFSC, na área de Políticas Linguísticas.

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Publicado

2015-12-21