O canto dos vissungos: tradição e resistência
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2015v16n2p124Resumen
O presente artigo tem como objetivo mostrar o papel político e identitário dos vissungos na cultura afro-brasileira. Primeiramente, fizemos uma contextualização histórica dos cantos, surgidos em meio aos serviços na mineração no interior do Brasil, entre os séculos XVII e XIX, bem como uma apresentação dos estudos mais significativos realizados, principalmente, por Aires da Mata Machado Filho e Lúcia Nascimento. A partir disso, pretendemos pensar nas línguas africanas empregadas nos vissungos como modo de resistência às formas de opressão e dominação presentes no período da escravidão, fazendo ainda uma reflexão sobre tradição oral e sobre a relação entre preservação e extinção de aspectos da cultura.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais de trabalhos publicados são dos autores, que cedem à Revista Working Papers em Linguística o direito de publicação, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial- 4.0 Internacional.