Entre babel e babilônia: formas de discursivização e políticas linguísticas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2015v16n2p162Resumo
A vinda de imigrantes alemães para o Sul do Brasil se insere em um contexto de tensões e confrontos derivado de um quadro de instabilidades econômicas e políticas que marcaram a Europa do início do século XIX. Diante desse cenário fragmentado e plurilíngue, procuramos traçar um panorama que possa favorecer a compreensão sobre a dinâmica linguística que fundamentou a imigração para o Rio Grande do Sul, e no caso desta pesquisa em particular, para Salvador do Sul (RS). Entende-se que a oficialização de uma língua como pretexto para a proteção de uma dada cultura “germânica” implica não apenas tematizar aspectos históricos, culturais e identitários, mas considerar as relações de poder que perpassam esse processo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de trabalhos publicados são dos autores, que cedem à Revista Working Papers em Linguística o direito de publicação, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial- 4.0 Internacional.