Disputas de sentido de juventude: o que a medida provisória encerra
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2016v17n2p120Resumo
Este artigo é uma reflexão que nasceu no contexto da publicação da Medida Provisória n.º 746, de 2016, transformada na Lei n.º 13.415, de 2017, mas também, e sobretudo, com base em um conjunto de análises anteriores sobre sentidos de juventude em disputas no jogo de linguagem nas políticas curriculares para o ensino médio. As análises foram produzidas em uma rede de pesquisas com caminhos epistemológicos diferentes, porém com intenções e resultados muito próximos. Esta reflexão destaca especialmente uma dessas pesquisas, que, pelo caminho da análise do discurso (AD) em diálogo com Orlandi (2011), analisou a política curricular Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), proposto pelo Ministério da Educação, e o ensino médio integral, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Essas análises dão visibilidade aos sentidos de juventude em disputa, e esta reflexão entende a medida provisória como uma tentativa de encerrar a disputa em questão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de trabalhos publicados são dos autores, que cedem à Revista Working Papers em Linguística o direito de publicação, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial- 4.0 Internacional.